Palestras com professores estrangeiros na área de fármacos e materiais

29/10/2013 08:34

O Auditório do curso de Farmácia do Campus Universitário Ministro Petrônio Portella (CMPP - Teresina) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe, às 14h desta quarta-feira (30) e desta quinta-feira (31), duas importantes palestras na área de fármacos e materiais. A primeira (30/10) apresenta o tema "Imobilização de Moléculas Biologicamente Ativas: Insulina e outros", e será ministrada pelo Prof. Dr. Antônio José Ribeiro, líder do grupo de pesquisa em desenvolvimento de medicamentos do Centro de estudos Farmacêuticos (CEF) da Universidade de Coimbra. A segunda palestra (31/10) será proferida pelo diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra-Pt, Prof. Dr. Francisco José de Baptista Veiga, com o tema "Complexos de Inclusão de Moléculas biologicamente ativas com Ciclodextrinas (Polissacarídeos)".

O evento faz parte do projeto de Professor Visitante Especial firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, ambos da UFPI, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra.

Na oportunidade, serão apresentados a microencapsulação e, em particular, os métodos que utilizam polímeros naturais, com enfoque sobre a elaboração de estratégias que tornem possível possível o desenvolvimento de uma forma farmacêutica contendo insulina (por exemplo) passível de ser administrada oralmente. A insulina é um peptídeo biologicamente ativo, normalmente administrado por via subcutânea, tendo em vista os obstáculos que se colocam a sua administração oral. Assim como a insulina, outros peptídeos/fármacos podem ser imobilizados para a melhora da administração/performance dos medicamentos.

As ciclodextrinas são oligossacáridos cíclicos constituídos por um número variável de unidades de glicose, que se obtêm por ação da enzima ciclodextrina-α-glicosil-transferase (CGTase) sobre o amido. Nos últimos tempos, elas têm sido utilizadas no desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos com a finalidade de aumentar a incorporação de fármaco, estabilizá-lo, modelar a liberação e até vetorizá-lo para determinada população celular. Os lipossomas, as nanopartículas e as micropartículas são sistemas desenhados com estes propósitos, mas apresentam limitações importantes que o uso de ciclodextrinas pode ajudar a ultrapassar.

Contatos para mais informações: (86) 8832-0700 ou liviocesar@hotmail.com.