Representantes da UFPI são homenageados com Prêmio de Ciência e Tecnologia

18/10/2013 10:18

O Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes, e ex-professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram homenageados com o "Prêmio Regional de Ciência e Tecnologia 2013". A premiação aconteceu durante o VI Encontro Regional de Estudantes de Computação do Piauí (Erecompi), realizado no período de 09 a 11 de outubro.

VI Erecompi - 2013

A Menção Honrosa visou premiar personalidades do Estado, entre empresários e pesquisadores, por sua contribuição para a evolução da tecnologia no Piauí. Oito nomes foram indicados para receber a honraria, sendo quatro na modalidade "Empresarial" e quatro na modalidade "Academia". Na categoria Academia, além do Prof. Gildásio Guedes, foram homenageados os ex-professores do curso de Ciências da Computação da UFPI, Francisco José de Araújo (Chiquinho); José Ribamar dos Santos (Joel) - in memoriam e José Ferreira Lima Filho.

Professores e empresários homenageados

Entre as contribuições do grupo de homenageados, estão a implantação da Rede de Computadores da UFPI, com 452 pontos de internet; a criação do Departamento de Informática; a implantação do curso de bacharelado em Computação e a modernização do passe computacional da UFPI.

Além das contribuições em grupo listadas, o Prof. Gildásio Guedes atuou significativamente na criação do curso de Programador de Micro Computador do SENAC e na instalação de Internet na UFPI, em 1990.

"A homenagem mostra, primeiramente, o reconhecimento do trabalho da UFPI, por meio de seus professores. O reconhecimento é importante, pois nos dá mais energia e vontade de trabalhar. Os avanços no ensino de Computação ocorreram há mais de 10 anos e, mesmo assim, não foram esquecidos, com destaque para o trabalho dos professores aposentados Francisco José de Araújo e José Ferreira Lima", destaca o Prof. Gildásio Guedes.

Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes

O Coordenador do curso de Ciências da Computação da Faculdade CEUT, Harilton Araújo, parabenizou os representantes da UFPI. "Para nós piauienses é um orgulho homenagear esses professores, que colaboram para o crescimento dessa área de conhecimento no Piauí", afirma.

Na categoria Empresarial, os homenageados foram: Walfran Batista da Silva Filho (Fortes Informática); Cláudio José Freitas de Sampaio (Microserv); Ricardo Augusto Dantas (Tecdata); Clovis Fortunato da Mata Souza (ex-presidente da Cepisa).

O VI Erecompi foi promovido pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), em parceria com a UFPI, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Com informações da Assessoria de Comunicação do CEAD/UFPI - Karine Santiago e fotos da Assessoria de Comunicação da Faculdade CEUT.