Alunos e professor de Ciências Contábeis apresentam artigos no 11º ENECON

01/10/2013 12:38

O professor Jefferson Melo e alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Parnaíba, apresentaram trabalhos no 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (ENECON), realizado no período entre 26 e 28 de setembro, em Aracajú, Sergipe.

No total do evento, foram 35 trabalhos aprovados, dentre os quais 32 foram apresentados oralmente. O artigo "DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE - DRA: Um estudo sobre sua divulgação pelas companhias de capital aberto brasileiras no exercício de 2011", do professor Jefferson Ricardo do Amaral Melo foi premiado com o 2º lugar entre os melhores artigos do 11º ENECON. Segundo o professor, a participação no evento foi bastante enriquecedora para sua experiência acadêmica. "Além das atividades de ensino e extensão, nosso curso precisa de mais produção científica e estarei sempre à disposição para que possamos produzir e divulgar cada vez mais nossos trabalhos", destacou Jefferson Melo.

Profissionais e alunos de Contabilidade do Piauí durante o 11º ENECON

Sentados: ao centro, membros do CRC Piauí; à esquerda, Prof. Jefferson Amaral (usando terno); à direita, Mário Fernandes Lima (Técnico Administrativo e aluno de Ciências Contábeis do Campus de Parnaíba) e alunos do Campus de Parnaíba

A programação do 11º Enecon contou também com apresentações de painéis para discussão de temas pertinentes à área contábil. O chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas (DCCA) da UFPI e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Elias Dib participou do painel "As Diversas Frentes de Atuação do Perito Contador", que contou também com a presença de Silvia Mara Cavalcante, do Mato Grosso, e Antônio Gomes das Neves, do Piauí.

Ao centro, o chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas (DCCA) da UFPI e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Prof. Elias Dib

Alguns dos trabalhos apresentados pelos representantes do curso de Ciências Contábeis, campus de Parnaíba, foram os seguintes:

• NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-E) E SEUS BENEFÍCIOS: Um estudo sobre a percepção da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí, gerência regional de atendimento do município de Parnaíba, dos alunos: Francisco Pereira Dutra Junior, Marcio Reges Costa Araújo e Julyeth Rocha (apresentadora), e teve como professor orientador - Jefferson Ricardo do Amaral Melo.
  • PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA E A CONTABILIDADE PÚBLICA: Um estudo de caso no balanço da união no exercício de 2011, das alunas: Penélope Miranda de Brito e Ianara Inácio dos Santos e teve como professor Orientador - Jefferson Ricardo do Amaral Melo.
  • LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE: um estudo de caso sobre a percepção dos colaboradores de um laboratório industrial farmacêutico do município de Floriano-PI, dos autores: Mário Fernandes Lima (aluno e Técnico Administrativo da UFPI), Helder Araújo de Carvalho (Professor da UESPI), Diego Borges do Nascimento (aluno da UFPI) e Jefferson Ricardo do Amaral Melo (Professor da UFPI).
  • DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE - DRA: Um estudo sobre sua divulgação pelas companhias de capital aberto brasileiras no exercício de 2011. Jefferson Ricardo do Amaral Melo (Professor da UFPI).

Com informações: Mário Fernandes Lima - aluno e Técnico Administrativo da UFPI

Fotos: ENECON 2013