Departamento de Nutrição e PTIA realizam curso de Nutrição e Gastronomia

27/09/2013 13:16

O curso de extensão em Nutrição e Gastronomia, promovido pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (DN/UFPI) em parceria com o Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), chega a seu segundo período, aliando nutrição e gastronomia para orientar a terceira idade como se alimentar com produtos naturais.

O curso é uma iniciativa do Departamento de Nutrição que, juntamente ao PTIA, já realizou outros cursos dirigidos à comunidade. O projeto é coordenado pela professora Dr.ª Socorro Alencar, e as aulas são ministradas pela Professoras Mestres Clélia de Moura Fé e Martha Teresa Siqueira.

Segundo Clélia de Moura Fé, a ideia de realizar esse curso surgiu da vontade de oferecer à terceira idade uma nova maneira de lidar com alimentos do seu cotidiano, apresentando-lhes técnicas e dicas de apresentação gastronômica, higiene e economia. "Ano passado nós lançamos essa novidade, objetivando associar a questão da nutrição com a gastronomia para ensinar aos idosos como se alimentar com produtos naturais, evitando produtos industrializados e utilizando alimentos simples, sem gastar muito", disse a Clélia.

Prof.ª Cléia de Moura Fé e alunas preparando uma das receitas

A proposta do curso é mostrar que a forma de apresentação e preparo, a associação e a mistura dos temperos fazem a diferença. A nutricionista Clélia destacou ainda que é muito gratificante aplicar e divulgar ações desenvolvidas dentro da universidade para a população e por em prática os conhecimentos aprendidos na academia. "Para a comunidade, de uma forma geral, é uma questão de saúde. Os alunos têm a oportunidade de aprender a se alimentar melhor e de usar os ingredientes simples de maneira diferenciada", ressaltou.

O projeto conta também com a participação de graduandos de Nutrição, que ao serem selecionados, participam do curso como auxiliar no desenvolvimento das atividades.

Prato produzido durante aula prática de Nutrição e Gastronomia

Por meio do curso, os participantes aprendem a lidar de maneira diferente com sua alimentação cotidiana. Maria Alves, aluna de Nutrição e Gastronomia, e de mais outros três cursos do PTIA, falou que, embora já tivesse experiência em cozinhar, ter contato com os ensinamentos e com as professoras lhe propiciou uma nova percepção sobre sua alimentação. "Eu adoro fazer comida, aqui aprendemos muito. As professoras são maravilhosas. Eu acho que o curso é importante não só para a terceira idade, porque todo mundo deveria ter noção de gastronomia, de higiene e de economia. Agora, depois do curso, sou eu quem faz as refeições em família", destaca Maria.

Prof.ª Clélia de Moura Fé, Maria Alves, aluna do projeto, e Prof.ª Martha Siqueira

Programa Terceira Idade em Ação (PTIA)

O Programa Terceira Idade em Ação (PTIA) é um programa de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dirigido ao público-alvo com idade a partir de 50 anos e formado por professores voluntários que ministram por semestre, aproximadamente, 15 cursos. Atualmente, é coordenado pela professora Dr.ª Solange Maria Teixeira.

Organizado no formato de universidade aberta à terceira idade, oportuniza aos seus participantes a possibilidade de adquirir e ampliar seu universo de conhecimentos, através do desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo e artístico-cultural, que se materializam na construção do envelhecimento ativo e saudável. Dessa forma, favorece o autocuidado com a saúde, a integração de gerações, a participação plena da pessoa idosa, sempre na perspectiva da promoção da saúde, do bem-estar físico e mental, do exercício da cidadania e da inclusão social.

As ações do Programa se justificam pela necessidade de se desenvolver atividades de extensão universitária que atendam às exigências do atual contexto sociocultural da melhor idade, no sentido de contribuir para a superação dos problemas pertinentes a essa faixa etária e elevar a autoestima daqueles que antes não tiveram oportunidade de participar do processo de desenvolvimento social. Nesse contexto, o PTIA, ancora-se na ideia de que o desenvolvimento pessoal, político e social depende da evolução de suas capacidades, potencialidades e aspirações e do aprender cotidianamente para uma atualização contínua.

As práticas educacionais desenvolvidas no PTIA permitem a atuação de profissionais das várias áreas do conhecimento, considerando que o envelhecimento é um processo complexo e multifatorial que necessita de um olhar inter e multidisciplinar, proporcionando a esses profissionais, espaço para adquirir o conhecimento cientifico, trocar experiências e utilizar metodologias direcionadas ao público da terceira idade. Proporcionam assim, o desenvolvimento de atividades nas áreas de ensino pesquisa e extensão.

Mais informações sobre o PTIA: no site e no facebook