Piaulismo Fashion Day: desfile de conclusão de curso da 1ª turma de Moda

26/09/2013 18:56

Desde o ano de 2009, o curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ajuda a construir a história da Moda no estado do Piauí. Em quase cinco anos, a 1º turma do curso se formou com um desfile, "Piauilismo Fashion Day", realizado ontem (25) no anfiteatro do Bloco de Moda. Os concludentes elaboraram coleções, que são inspiradas no Piauí e seguem as tendências de consumo de Moda.

Durante o evento, houve também várias exposições de trabalhos relacionados ao Curso e a abertura foi feita pela Banda Experimental da UFPI, que, a pedido dos alunos, tocou músicas-tema de filmes. O nome do evento, Piauilismo Fashion Day, foi pensado como uma forma de exaltar o regionalismo piauiense, ressaltando os valores culturais e folclóricos do Estado.

A 1ª turma do curso de Moda é composta por 25 alunos, que se dividiram em 4 grupos - party the night, folk, new deal e poéticas do sol - para montar as coleções do desfile. "Uma banca irá avaliar os desfiles e atribuir nota. A banca é composta por mim (professor Ascânio Carvalho, do Curso de Moda/UFPI), por mais um professor da universidade e um professor convidado de outra instituição, nesse caso, da Faculdade Maurício de Nassau. No total, são 10 critérios de avaliação", afirmou o Prof. Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho, que ajudou os alunos na organização do evento.

A coordenadora do curso, Prof.ª Jesus Medeiros, afirma que o curso de Moda da UFPI cumpre com o papel de formar profissionais competitivos, mesmo com um mercado amplo: "A UFPI tem ótima infraestrutura e o corpo docente que viabiliza a boa formação dos nossos alunos. Atualmente, existem várias universidades com o curso de Moda e, agora, a UFPI formará profissionais que construirão a história da moda no Estado".

Leontina Pereira Lopes, de 63 anos, além de professora aposentada da UFPI, é costureira e, agora, também é graduada em Moda, Design e Estilismo pela Instituição. Segundo ela, desde pequena sempre gostou muito de pintar, bordar e costurar e o curso de Moda foi o primeiro passo para a realização de um sonho muito antigo: "Minhas filhas me inscreveram no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e, mesmo sem estudar há muito tempo, eu consegui passar. Eu sempre costurei e já tinha esse sonho, mas como já pagava a faculdade das minhas filhas, eu não tinha condições de pagar para mim também. Quando surgiu o curso aqui na UFPI, foi a possibilidade de realizar esse sonho". A estudante fez parte do grupo Folk e afirma que não teve muitos desafios para criar a coleção, além do tempo. "Eu não tive problemas com criatividade, por exemplo, tive mais problemas com o tempo, porque eu sou dona de casa e professora. A minha inspiração veio do "jeito de ser piauiense" e eu usei muita renda, cambraia maquinetada e jeans", afirmou a estudante.

A colação de grau da 1ª turma de Moda, Design e Estilismo da UFPI acontece no dia 27 de novembro, a partir das 19h30, no Espaço Cultural Noé Mendes; juntamente com as turmas de Comunicação Social e Artes Visuais e Música.