PPGCOM seleciona bolsista para Programa Nacional de Pós-Doutorado

25/09/2013 18:43

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), abre seleção de um bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD-CAPES 2013, conforme Edital 03/2013.  Será disponibilizada uma vaga para docente no PPGCOM, na Área de Concentração: Processos Comunicacionais.

O candidato deverá indicar em qual das Linhas de Pesquisa do PPGCOM pretende se inserir:

a)- Processos e Práticas do Jornalismo

Investiga o jornalismo a partir da análise crítica de seus processos e práticas dentro de sistemas produtivos de significações tendo como referentes a relação com os discursos sociais, a memória e a história, a economia política do jornalismo, os impactos sociais da atividade jornalística. Foca o papel do jornalismo na construção do espaço público, na produção de visibilidades e na legitimação de instituições nas sociedades contemporâneas. Esta linha comporta pesquisas que investiguem o jornalismo em seus aspectos de produção de sentidos, gêneros, formatos e linguagens jornalísticas, regionalização e globalização, relações de poder , formação de hegemonias e políticas de mercado.

b)- Mídia e Produção de Subjetividades

Investiga a relação de diferentes dispositivos midiáticos contemporâneos na produção de subjetividades. Foca na análise crítica da produção de processos de subjetivação nas interações da sociedade com os produtos midiáticos, considerando que tais processos são construídos em torno da mídia enquanto espaço institucionalmente legitimado, produtor de sentidos e de novas formas culturais. Neste sentido, tem-se por objetivo perceber: a) os modos de subjetivação construídos pelos diversos produtos midiáticos; b) as formas de sociabilidade e, correlatamente, de subjetividade como efeito da recepção e apropriação das lógicas da mídia; c) as identidades e subjetividades construídas nas redes políticas, sociais e culturais midiatizadas; d) relação mídia, esportes e corpo.

Mais informações pode ser obtidas nos sites: http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=369 e http://www.leg.ufpi.br/ppgcom/.