Nova direção da FM UFPI estuda mudanças na programação da rádio

27/09/2013 17:53

Inaugurada em setembro de 2011, com o intuito de promover a educação, ciência, cultura, tecnologia, meio ambiente e cidadania, a Rádio Universitária 96,7 MHZ, está sob novo comando. À frente da FM UFPI, o Prof. Dr. Paulo Fernando Carvalho Lopes faz planos para a implantação de novas plataformas de programação.

De acordo com o atual diretor, a rádio, que possui estúdio de produção e gravação; centrais técnicas; divisões de jornalismo; manutenção e tecnologia; além de salas de diretoria e administração, sofrerá algumas mudanças nas instalações que irão possibilitar um maior contato dos ouvintes na programação, por meio de participação ao vivo.

Prof. Dr. Paulo Fernando, novo diretor da Rádio Universitária

Segundo Paulo Fernando, dentre os principais objetivos da nova direção está a maior aproximação da comunidade, tanto universitária quanto a teresinense, junto à rádio, e a promoção do conhecimento, com enfoque ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. "Vamos manter os principais quadros, melhorar e acrescentar o que está dando certo na programação e estudar novos programas a serem implantados'', complementa.

Nos ditames do Ensino, os planos a médio e longo prazo para a futura programação e projetos da Rádio, é integrá-la ao curso de Comunicação desde o 1° período, por meio de aproximação e seleção de alunos, também estabelecendo integração com os outros laboratórios do curso.

Instalações da Rádio

Para o quesito Extensão, estabelecer parcerias, a partir da programação, visando atualização profissional e integração dos projetos sociais com a comunidade, é o intuito da nova direção. No item Pesquisa, a rádio está sendo tema de uma pesquisa, coordenada pelo próprio professor Paulo Fernando, para o Programa Jovens Talentos. Com isso, a Rádio se envolve mais com a universidade e auxilia na integração com os estudantes e ouvintes da programação.

Rodrigo Carvalho, radialista

De acordo com Taynan Cristófani, estudante do 1° período de Comunicação Social e repórter do programa Universitária Esportiva, a importância das rádios universitárias é algo incomensurável. "Trata-se de um local polivalente para a relação entre a academia e a sociedade, um canal para divulgação da produção acadêmica, universitária, originalmente produzida no local de estudos. Além disso, auxilia de forma recíproca a política de extensão da universidade com o público, de forma que existe uma democratização do conhecimento e ambos saem ganhando", disse.

Ainda segundo Cristófani, o fato do conteúdo da rádio focar nos acadêmicos, a torna "um lugar de aprendizado, de convívio com a rotina e a instantaneidade conveniente ao rádio e sua forma de comunicar. É uma troca de experiências com todo o ambiente e os profissionais que ali estão, melhor forma possível de se dar o primeiro passo para o mercado de trabalho", finalizou.