Alunos de Biologia da UFPI realizam mutirão no município de Aroazes

24/09/2013 11:03

Alunos da disciplina Limnologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  realizaram aulas práticas na represa Mesa de Pedra e no rio Sambito - ambientes lêntico e lótico, respectivamente - sob a orientação do Prof. Dr. Jeremias Pereira da Silva Filho, durante o período de 12 a 15 de setembro, em viagem ao município de Aroazes. Entre as atividades, os alunos realizaram mutirão para coleta de resíduos sólidos no Rio Sambito.

Alunos da disciplina Limnologia - UFPI/Teresina e o professor Dr. Jeremias Pereira após a coleta dos resíduos sólidos no Rio Sambito

A área sob a ponte que dá acesso à sede do município de Aroazes e suas imediações, no povoado Alegre, atrai nos finais de semana e feriados dezenas de banhistas de municípios vizinhos, como Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Pimenteiras. "Na localidade, existem dois bares que fornecem bebidas e refeições para os banhistas e, embora existam coletores de lixo, não é suficiente para evitar a grande poluição por resíduos sólidos que ocorre ali, como foi constatado pelos alunos da disciplina", explica o Prof. Jeremias Pereira.

O mutirão foi feito por 20 alunos turma de Limnologia, e segundo o coordenador da ação, Jeremias Pereira, "em apenas 30 minutos de coleta, pode-se obter cerca de 130 quilos de resíduos sólidos, encontrados dentro das águas do rio, nas margens e entre a mata ciliar". O material coletado era composto por garrafas de vidro, latinhas de cervejas e refrigerantes, garrafas pet, copos e pratos descartáveis e tampinhas de garrafas. Coletou-se também pneu velho, madeira, papelão, dentre outros.

Coletores de lixo encontrados durante a coleta e sacos cheios de resíduos coletados pelo grupo de estudantes.

Tempo de decomposição dos materiais

A decomposição da maioria dos materiais lançados nos corpos d'água requer muito tempo, como é o caso dos plásticos e metais - mais de 100 anos; filtros de cigarros - 5 anos; vidro - 1 milhão de anos; borracha - tempo indeterminado; pano - 6 meses a um ano; nylon - 30 anos, entre outros.

Diante da quantidade e diversidade de materias coletados durante o mutirão, constatou-se que os impactos causados ao rio e, consequentemente, a Represa Mesa de Pedra são de grande magnitude.

Atividades e iniciativas

Durante as atividades, observou-se também que apesar de existir alguns coletores, estes não estão dispostos de maneira correta e em quantidade suficiente para atender a demanda do lixo gerada, principalmente nos finais de semana. O grupo identificou a necessidade da fixação de cartazes educativos e de trabalho de educação ambiental junto aos banhistas objetivando atenuar os impactos ambientais maléficos causados ao corpo d'água, importante para o desenvolvimento da região.

Lavadeiras utilizando as águas do Rio Sambito para lavar roupas e para o banho.