Parnaíba: Alunos de Fisioterapia realizam atividades de orientação

18/09/2013 07:50

Alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram nos dias 14 e 16 de setembro atividades de orientação à comunidade da cidade de Parnaíba. O evento teve como objetivo beneficiar a população; além de aproximar os acadêmicos da prática profissional, estabelecendo ligação entre teoria e prática e aprimorando o atendimento ao paciente.

A primeira atividade foi realizada por alunos do 5º período do curso, na Praça da Graça, centro da cidade. Sob a coordenação da professora Patrícia Coertjens, os futuros fisioterapeutas orientaram a população sobre doenças respiratórias mais comuns e os cuidados em relação às atividades laborativas que podem causar sintomas respiratórios. Na ocasião, foi realizada avaliação dos fumantes em relação ao nível de dependência à nicotina e aos sinais vitais para controle e encaminhamento ao serviço de saúde.

Os alunos do 7º período, coordenados pelo professor Gabriel Mauriz, abordaram a temática da saúde da mulher. A atividade foi realizada na Praça Santo Antônio, onde os acadêmicos prestaram orientação em relação ao câncer de mama.

A Chefe do curso de Fisioterapia, Prof.ª Dionis Machado, explica que "o curso de Fisioterapia da UFPI preza pela informação em saúde como ferramenta essencial à prevenção". A professora afirma que o contato com a comunidade é uma oportunidade de reverter à sociedade os benefícios advindos da formação acadêmica.