Alunos de Jornalismo da UFPI visitam empresa de comunicação

11/09/2013 09:47

Os alunos do primeiro período do curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão participando, ao longo deste semestre, do ciclo de visitas a empresas de comunicação sediadas em Teresina. O objetivo é apresentar aos estudantes a organização dessas empresas, seus veículos, a rotina produtiva e as possibilidades de atuação do profissional da área. As visitas possibilitam, ainda, que os conceitos e processos jornalísticos trabalhados em sala de aula sejam associados à prática, aproximando o binômio universidade-mercado.

As aulas-passeio integram as atividades da disciplina "Introdução ao Jornalismo", ministrada pela professora Dr.ª Samantha Castelo Branco, com o apoio do Departamento de Comunicação Social (DCS/UFPI). Na manhã desta quarta-feira (11), os alunos fizeram visita às dependências do Sistema Meio Norte de Comunicação. O percurso contemplou observação da redação do Jornal Impresso, do Portal de Notícias, da Rádio Meio Norte, da Gráfica e do setor de Telejornalismo da empresa.

Acompanhados pela jornalista Isabel Cardoso, editora de Cultura do Jornal Meio Norte, alunos do 1º Período de Jornalismo da UFPI recebem explicações sobre estrutura da publicação impressa

Estudante do 1º período de Jornalismo, Francisco Erick de Oliveira destacou a visita aos meios de comunicação como oportunidade de expandir os conhecimentos da turma sobre a área de atuação escolhida. "As visitas permitiram que a turma conhecesse a dinâmica de empresas que atuam em diversas áreas, como televisão, jornal impresso e assessoria de comunicação. Estamos encerrando as visitas conhecendo o grupo Meio Norte, organização que a turma não conhecia até então. Esse contato com as redações expande muito nosso conhecimento", coloca.

À ocasião, a jornalista Isabel Cardoso acompanhou os alunos durante visita pelas dependências do Jornal Meio Norte. A editora de Cultura da publicação impressa reforça a importância da ação educativa "por permitir o contato com o mercado em que estes futuros profissionais irão atuar. A visita viabiliza uma visão mais ampla dos veículos, de suas rotinas produtivas e das ferramentas com as quais os estudantes poderão trabalhar enquanto profissionais".

Alunos conhecem rotina produtiva do Jornal Meio Norte durante visita à empresa de comunicação

Durante a aula-passeio, a apresentação do Portal Meio Norte foi feita pelo repórter Waldelúcio Barbosa. Para conhecer a produção, a redação e os estúdios da TV, os alunos foram guiados pela jornalista Socorro Carcará e tiveram sua visita registrada ao vivo durante exibição do programa "Ronda do Povão", apresentado pelo jornalista Beto Rêgo.

Acompanhados por jornalista Waldelúcio Barbosa, estudantes são apresentados às especificidades estruturais de um portal de notícias

Estudantes de Comunicação Social da UFPI conhecem estúdios de TV do Sistema Meio Norte de Comunicação

O ciclo de visitas teve início na manhã do dia 10 de julho com visita à redação do jornal O Dia. Na oportunidade, a turma foi recebida pelas jornalistas Elizângela Carvalho, editora-chefe, e Viviane Menegazzo, chefe de reportagem, que apresentaram as dependências do jornal e explicaram a rotina jornalística aos alunos.

Na manhã do dia 15 de julho, os alunos foram apresentados à Ícone Comunicação Empresarial, empresa pioneira na área de Comunicação Organizacional - Comunicação Interna e Externa, com ênfase em assessoria de imprensa.

Mais registros fotográficos da visita à Rede Meio Norte

Visita à Rádio Meio Norte apresenta aos estudantes mais um campo de atuação para jornalistas

Gráfica imprime principais publicações produzidas pelos profissionais do Sistema Meio Norte de Comunicação

Jornalista Socorro Carcará apresenta aos estudantes de Jornalismo da UFPI rotina produtiva por trás das câmeras da Rede Meio Norte