Solenidade marca início das comemorações dos 10 anos do HVU

10/09/2013 18:00

Na última segunda-feira (09), foi realizada solenidade em comemoração aos 10 anos do Hospital Veterinário Universitário (HVU), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento faz parte da programação da Semana Comemorativa aos 10 anos do HVU e da III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária.

Orquestra Sanfônica São Dominguinhos

A solenidade foi iniciada com a apresentação da Orquestra Sanfônica São Dominguinhos, sob regência do maestro Ivan Silva. Na oportunidade, estavam presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; o Ex-reitor da UFPI, Prof. Dr. Pedro Leopoldino Ferreira; a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes; a Pró-reitora de Administração, Jovita Maria Terto Madeira; o Prof. Dr. Flávio Alves, representando o CCA/UFPI; o Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo de Sousa; a Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Presidente da APIPA, Prof.ª Dr.ª Roseli Pizzigati; o vereador de Teresina, Tiago Vasconcelos; e o Prof. Deocleciano Guedes, filho de Jeremias Pereira da Silva, homenageado do HVU.

Mesa de honra

O Diretor do HVU, Prof. João Macedo de Sousa destacou em seu discurso a trajetória do hospital desde sua fundação, há 10 anos. "Ao assumirmos a direção do HVU, no ato de sua inauguração sabíamos do peso da responsabilidade e também do orgulho da comunidade piauiense em poder contar com um hospital de grande porte para contribuir não só com a Medicina Veterinária, mas com o desenvolvimento da Agropecuária do Estado e da região".

Diretor do HVU Prof. João Macedo de Sousa, também homenageado da noite

O HVU da UFPI se consolidou como cenário de prática do ensino e palco de um dos maiores projetos de Extensão da UFPI, atendendo a comunidade durante 24 horas com serviços de alta qualidade. Desde a sua fundação até os dias atuais o hospital efetuou cerca de 75 mil atendimentos, incluindo cães, gatos, animais de grande porte e silvestres, tendo realizado aproximadamente 230 mil procedimentos.

Diante da relevância da data para a universidade, o Reitor da UFPI, Prof. Dr José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a importância da comemoração. "Há bastante tempo o hospital vem prestando serviços à comunidade de Teresina. É o único Hospital Veterinário Universitário do Brasil que funciona 24 horas e conta com uma ambulância para o transporte de animais. Além disso, é um hospital diferenciado se comparado ao de outras instituições, porque conta com um quadro de profissionais qualificados prestando serviços de alta qualidade".

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice- Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira

A Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira relembrou as conquistas do HVU. "É uma década marcada pela prestação de serviços de excelente qualidade, não só para a comunidade ufpiana, mas para a sociedade piauiense em geral. Hoje, o hospital contribui não só na graduação como na pós-graduação em Medicina Veterinária. É um espaço que está sempre se renovando, tendo em vista que a UFPI vem investindo em infraestrutura para que o hospital dê conta da prestação de serviços, como também da formação e qualificação de recursos humanos na área".

Durante a solenidade, foram homenageadas personalidades que ajudaram na trajetória do HVU, entre elas: Prof.ª Maria do Carmo de Sousa Batista; Prof. Manuel Ferreira de Lima; Prof.ª Roseli Pizzigatti; Prof. Pedro Leopoldino Ferreira Filho; Prof. Francisco Lima Silva; Prof. Marcelo Rodrigues Campos, entre outros.

HVU - Inaugurado em 09 de setembro de 2003, dia do Médico Veterinário, o HVU recebe o nome do primeiro médico veterinário do Piauí, Jeremias Pereira da Silva. O Hospital atende animais de companhia (cães e gatos), de produção e silvestres, oferecendo serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, necropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos.

Referência em atendimento, ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Medicina Veterinária para o Piauí, o HVU funciona em regime de plantão 24 horas.

Acesse a programação completa: