Solenidade marca início da Grande Mostra de Artes Plásticas e Visuais

02/09/2013 18:22

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (02) a abertura da Grande Mostra de Artes Plásticas e Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A exposição, realizada pela Coordenadoria para Assuntos Comunitários e Culturais (CACC) da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), conta com 50 obras de 23 artistas plásticos.

De acordo com o coordenador da CACC, professor João Berchmans, a Mostra tem o objetivo de fomentar o fazer artístico no âmbito da UFPI e adjacências, bem como dar visibilidade à produção dos artistas piauienses. "A CACC juntamente com a PREX tem um plano de ações e metas que prevê a realização de uma série de eventos, mostras, festivais e seminários, que visam promover um diálogo cultural entre universidade e comunidade", diz.

Professores João Berchmans e Miguel Cavalcante

O curador da exposição, Péricles Aguiar explica que a Mostra conta com obras de artistas plásticos da comunidade em geral, bem como de alunos do curso de Artes Plásticas da UFPI. "Todos os trabalhos apresentados aqui são de excelente qualidade. Eventos como este representam um ganho extraordinário para todos que participam, pois a universidade tem a oportunidade de expor o que produz de conhecimento, os artistas ganham o devido reconhecimento pelos seus trabalhos e a comunidade tem a chance de ver de perto as obras dos novos talentos do Piauí".

Péricles Aguiar

Presente na abertura da Grande Mostra, o Pró-reitor de Extensão da UFPI, professor Miguel Cavalcante, destacou o objetivo em firmar o intercâmbio cultural entre a universidade e a comunidade, bem como criar oportunidades de emprego e geração de renda. "Além de promover a cultura, queremos que eventos como este proporcionem visibilidade aos nossos artistas/alunos, a fim de que estes ganhem mercado", ressaltou.

Para Neto Saraiva, artista plástico de São Miguel do Tapuio, a exposição é uma grande vitrine para os artistas plásticos do Piauí. "Essa é uma oportunidade ímpar para nós que fazemos arte no Piauí. É uma grande honra poder expor nossos trabalhos aqui na UFPI, que é uma instituição tão respeitada no Estado", disse.

Neto Saraiva e Professor Miguel Cavalcante

A estudante Neza Nóbrega, do 7º período de Artes Visuais da UFPI e expositora na Mostra, enfatiza a importância de se divulgar as telas. "Não existe arte sem público. O artista só atinge seu objetivo, quando consegue alcançar o público".

Neza Nóbrega ao lado de sua telas

A Grande Mostra de Artes Plásticas e Visuais da UFPI segue até o dia 06 de setembro, no pátio interno da Biblioteca Central Carlos Castelo Branco (BCCB/UFPI), das 8h às 21h.