Reitor inaugura primeira estufa de Viveiro Florestal no Campus de Bom Jesus

02/09/2013 09:13

Uma nova estrutura foi inaugurada no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE - Bom Jesus) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o objetivo de ampliar a aprendizagem prática dos alunos do curso de graduação em Engenharia Florestal. Durante visita à unidade da Instituição, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, oficializou a abertura da primeira estufa do Viveiro Florestal do Setor de Silvicultura. Também estiveram presentes à ocasião o Diretor do Campus de Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Bezerra, docentes e estudantes.

Estufa é a primeira parte de projeto que estará aberto ao manuseio e teste de espécies vegetais

No espaço coberto, professores e graduandos deverão testar clone de eucalipto, plantar espécies nativas da região, avaliar o crescimento de plantas vindas de outras localidades e seu rendimento na região do Vale do Gurgueia. Presente à inauguração, o Coordenador do curso de Engenharia Florestal do CPCE, Professor Rodolfo Molinário ressaltou ser este o único curso da categoria no Piauí. Ele afirma que "a construção da estufa chegou em momento muito propício, e a ampliação dos conhecimentos deve valorizar ainda mais a formação dos graduandos. Antes da estufa, ficávamos presos ao ensino em sala de aula, basicamente apresentando imagens aos alunos ou promovendo alguma viagem a empresas para conhecer seus respectivos viveiros", relata.

Espaço será usado para otimizar as disciplinas práticas

O professor acrescenta ser do interesse da Coordenação que o CPCE sedie, em 2015, o Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (CONEFLOR), evento que focaliza políticas públicas necessárias ao bom desenvolvimento social e manejo dos biomas e ecossistemas florestais, temas que concernem à profissão. Este ano, estudantes e docentes da UFPI participam da 4ª edição do CONEFLOR em Vitória da Conquista - Bahia entre os dias 25 e 28 de novembro, e "a participação direta da UFPI deve fortalecer o curso a nível nacional".

Professores elogiam construção de espaço para o curso de Engenharia Florestal

Durante a ocasião, o Reitor da UFPI garantiu o apoio da administração superior à realização do Congresso no campus de Bom Jesus, caso aprovada pela comissão organizadora do evento. Ele solicitou a "participação de professores e estudantes para preservar o espaço universitário" e, em seguida, anunciou que, na última quinta-feira (29), foram empenhados um ônibus para cada campus da universidade, à espera de que sejam entregues até o fim do ano.

De acordo com o Diretor do CPCE, Professor Stélio Bezerra, o curso de Engenharia Florestal "é inovador e tem mantido um número maior de demandas em relação aos outros cursos". "Nosso interesse é potencializar a consolidação do curso de Engenharia Florestal e reduzir sua distância em relação aos demais. Isto será feito com a implantação de novos laboratórios de sementes, tecnologia da madeira e produtos florestais, pela implantação de um viveiro que se iniciou com a primeira estufa inaugurada, bem como por meio da contratação de novos professores e do estímulo à produção científica de docentes e discentes", finalizou.

Material preparado para manuseio

Novas espécies e plantas nativas serão cultivadas por alunos do campus de Bom Jesus