Encontro com maestro alemão encerra as atividades da 2ª edição do PELPA

04/09/2013 15:45

Encerrando as atividades da 2ª edição do Programa de Extensão: Laboratório de Performance Artística (PELPA), os participantes das oficinas e alunos do projeto Música Para Todos reuniram-se com o maestro e violoncelista alemão Walter-Michael Vollhardt na manhã de sexta-feira (30), no Cine Teatro da UFPI.

Na ocasião, além da troca de conhecimentos realizada durante a semana, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o que foi aprendido durante as oficinas. Os alunos de regência tiveram espaço para reger a orquestra por alguns minutos sob a orientação do Maestro Walter-Michael.

Durante a 2ª edição do evento, foram realizadas oficinas de Cello Ensemble, Coral e Orquestra/Regência, e o recital de violoncelo solo com o maestro alemão Walter-Michael. Segundo a organizadora do evento e coordenadora do PELPA, professora Alba Cristina Bomfim, as expectativas do público local demonstrou a receptividade e o interesse para divulgação da música de concerto no Piauí. "A resposta do público local foi muito positiva, nós tivemos um público significativo. O que eu vejo é um grande espaço que só tende a evoluir e se desenvolver. Foi muito agradável tudo o que aconteceu durante essa semana.  Conseguimos atingir o objetivo pretendido com êxitos", disse a maestrina.

2ª edição do Programa de Extensão: Laboratório de Performance Artística (PELPA)

O evento proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar o que é transmitido teoricamente dentro da academia, agregando experiência por meio do intercâmbio cultural. Para Liliane Amorim, aluna do 7º período do curso de Música e participante das oficinas de orquestra/regência e de coral, as atividades oferecidas no evento complementaram sua formação acadêmica. "É uma experiência maravilhosa e única, porque passamos o curso inteiro estudando peças de fora. Ter contato com um maestro de fora, trazendo essa realidade de forma presencial, proporciona a nós uma melhor compreensão. Apesar de não ter domínio da língua inglesa e alemã, a expressividade artística do maestro nos faz compreender a mensagem por meio da música. Assim, percebemos como a música realmente é uma linguagem universal", destacou Liliane.