V Enforsup: conferência de abertura debate o cenário docente no século XXI

24/08/2013 18:30

Na noite de domingo (25), foi realizada a solenidade de abertura do V Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior (Enforsup) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A quinta edição do evento acontece em Teresina, Piauí, no período de 25 a 27 de agosto e reúne profissionais, estudantes, professores e pesquisadores da área de Educação em torno de discussões sobre a docência universitária.

Compareceram à solenidade o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Gomes; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), Prof.ª Dr.ª Ivana Maria Ibiapina; o Vice-presidente da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (Rides), Prof. Dr. Jacques Therrien; além de professores, alunos, pesquisadores e parceiros do evento.

Apresentação do Coral da UFPI sob a regência do maestro Aurélio Melo

A abertura do evento se deu com a elogiada apresentação do Coral da UFPI, sob a regência do maestro Aurélio Melo. Em seguida, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI), Prof.ª Dr.ª Ivana Maria Ibiapina, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o Vice-Presidente da Rides, Prof. Dr. Jacques Therrien, falou da criação e dos desafios da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste como ferramenta de fomento a discussões e realizações de pesquisa sobre docência superior.

Vice-Presidente da Rides, Prof. Dr. Jacques Therrien

Prof.ª Dr.ª Ivana Maria Ibiapina, coordenadora do PPGEd/UFPI

O reitor, Prof. Dr. José Arimatéria Lopes, destacou a importância da UFPI apoiar e sediar eventos nacionais e internacionais. "Esses eventos possibilitam o intercâmbio de conhecimento para os nossos docentes, além de dar oportunidade aos estudantes de complementar sua formação acadêmica. No momento em que a sociedade clama por ensino de qualidade, este evento torna-se oportuno, pois a qualidade do ensino superior reflete na qualidade do ensino básico", declarou.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

A conferência de abertura "O Cenário Docente Universitário no Século XXI: perspectivas e desafios contemporâneos", temática central do evento, foi apresentada pelo Prof. Dr. Erasto Fortes Mendonça, que construiu um panorama da educação superior no Brasil. Durante sua apresentação, Erasto Mendonça defendeu a docência como profissão, que requer preparação para seu exercício; e foi aplaudido ao afirmar que "é cabível pensar uma Diretriz Nacional sobre a formação do professor da Educação Superior".

Erasto Fortes Mendonça é psicólogo, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor aposentado da Universidade de Brasília (Unb), onde colabora com os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. É conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e membro e vice-presidente da Câmara de Educação Superior (CES).

Durante a solenidade, a equipe organizadora do evento prestou homenagem à coordenadora geral do V Enforsup, Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Lima.

Coordenadora geral do V Enforsup, Prof. Dr. Maria da Glória Lima

Mais de 700 pessoas participam do V Enforsup, que acontece no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O evento tem como propósito contribuir e ampliar a discussão sobre a docência superior e o desenvolvimento profissional, especialmente no circuito inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Programação Geral

Mais informações: www.leg.ufpi.br/enforsup