UFPI realiza debate sobre reforma política no Brasil

13/08/2013 15:23

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (NEPE), realiza nesta quarta-feira (14), o evento "Reforma Política em Debate", no auditório Noé Mendes, situado no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

O evento propõe a discussão sobre reforma política em curso no Brasil e conta com a participação de profissionais da área acadêmica, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes dos partidos políticos: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido Progressista (PP).

Veja a programação do evento:

Manhã

- Abertura: 8h30 - Cleber de Deus (Coordenador do NEPE) e Sebastião Patrício (Coordenador do Departamento de Ciências Jurídicas)

- Primeira sessão: É viável a realização de uma reforma política por meio de plebiscito?
Expositora: Georgia Nunes (Mestranda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS).
Debatedor: Juliano Matos (Professor do Programa de Mestrado em Ciências Políticas).

- Segunda sessão: A conjuntura política e social da discussão sobre a proposta de reforma política.
Expositor: Francisco Faria (Professor do Programa de Mestrado em Ciências Políticas).
Debatedor: Francisco Mesquita (Professor do Programa de Mestrado em Sociologia).

Tarde
- Terceira sessão: Uma análise conceitual dos principais pontos da reforma política no Brasil.
Expositor: Cleber de Deus (Coordenador do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais - NEPE).
Debatedor: Roberto Freitas (Professor do Departamento de Ciências Jurídicas).
- Quarta sessão: Os partidos políticos e a reforma política.
Discussão entre Margareth Coelho, representante do Partido Progressista (PP), e Luciano Nunes, representante do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).