Cerimônia de abertura do I COREQUI acontece no Espaço Cultural Noé Mendes

31/07/2013 11:18

Nesta terça-feira (30) aconteceu, no espaço Noé Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cerimônia de abertura do I Congresso Regional do Estudantes de Química (COREQUI).

A mesa de honra foi composta por docentes, discentes e professores convidados que apoiaram e organizaram o evento. O Congresso reúne estudantes de Química de vários estados em torno da discussão sobre o desenvolvimento sustentável e o papel do químico. "A sustentabilidade é um tema muito atual, que prega a qualidade ao invés da quantidade. Procurando sempre uma sinergia entre a economia e o desenvolvimento científico", explicou o Prof. Dr. Welter Cantanhêde, coordenador do evento.

Para o Congresso, professores de diversas áreas foram convidados para ministrar minicursos e palestras. Na abertura do evento, os professores André Galembeck e Frank Nelson Crespilho apresentaram, respectivamente, as palestras: Química (de materiais) e desenvolvimento regional e Energia alternativa sustentável.

O primeiro palestrante da noite, André Galembeck, destacou a importância do evento. "Este tipo de evento chama atenção para a importância de trabalhos e pesquisas que ficavam muito presos dentro dos portões da universidade, mas que têm o potencial de fazer coisas importantes para ajudar a melhorar a situação da cidade, do estado e da região, como um todo". Galembeck é doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutor em Físico-Química e professor do Instituto de Química de São Carlos, Frank Nelson Crespilho, explica a contribuição do químico no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade. "A química é o foco central desta discussão sobre sustentabilidade e o que as universidades brasileiras e estrangeiras estão fazendo é, cada vez mais, desenvolver novas alternativas a fontes onde há combustão de combustível fóssil ou da biomassa".

O Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, que também é professor do Departamento de Química da universidade, prestigiou o evento e falou sobre a importância do mesmo para a formação acadêmica. "Esse evento é muito importante para que os nossos estudantes possam usufruir do intercâmbio com estudantes e professores de outras instituições, completando sua formação acadêmica".

Foram escritos, no total, 317 estudantes de Química. Os estudantes, que foram divididos em delegações, vieram de vários estados da região Norte e Nordeste; além de representantes do Rio de Janeiro e Distrito Federal. O aluno Severino Alexandre Barbosa da Silva, estudante do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, participa do I COREQUI e acredita que esse tipo de evento é importante para fomentar a formação de novos profissionais da área. "A formação de químicos, hoje, tem sido muito escassa, principalmente no sertão pernambucano. Então, a universidade tem que fazer eventos assim para estimular os que já estão cursando e despertar o interesse dos que pensam em fazer Química", afirmou o acadêmico.

O professor Frank Nelson Crespilho resume a questão do aproveitamento energético em apenas uma pergunta: "Qual a melhor maneira de você extrair energia de algum processo, seja ele químico ou seja ele físico, de tal forma que seu rendimento seja máximo, seus custos sejam mínimos e que haja compatibilidade com o ambiente em que vivemos?"

O I COREQUI acontece no Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI) no período de 30 de julho a 03 de agosto.

A programação inclui minicursos que são realizados no horário de 9h às 11h e de 14h às 16h, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto.

Mais informações: www.leg.ufpi.br/corequi2013