Reitor da UFPI participa da abertura do 11º Simpequi

28/07/2013 23:41

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou neste domingo (28), da abertura do 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química (Simpequi). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), com apoio da UFPI, tem o objetivo de discutir temas relevantes da área da Química através de palestras com profissionais reconhecidos no contexto nacional e internacional, e minicursos com temas atuais.

Este ano, o tema escolhido para o 11º Simpequi foi "A Química Verde no Universo Educacional", que faz alusão à preocupação mundial com o planeta, a sustentabilidade e o desenvolvimento de estratégias para um meio ambiente limpo e saudável.

De acordo com o Diretor Nacional da ABQ, Robério Fernandes, o Simpequi tem como missão principal a difusão da ciência. "O Simpósio reúne pessoas em torno de temas relevantes da Química, permitindo que estudantes se congreguem com profissionais de renome em suas áreas de atuação", disse.

Robério Fernandes declara abertas as atividades do 11º Simpequi

Teresina sedia o Simpequi pelo segundo ano consecutivo. Ano passado, em sua 10ª edição, o evento reuniu 325 participantes e teve 225 trabalhos inscritos. Em 2013, o número de inscritos chega a cerca de 340 pessoas de todo o país e até do exterior, com 325 trabalhos submetidos.

Em seu discurso, o Reitor da UFPI deu boas vindas aos participantes do 11º Simpequi e ressaltou a importância do evento. "Este seminário, realizado aqui em Teresina, é um importante fórum para o intercâmbio entre nossos professores e pesquisadores com seus pares de outras importantes instituições de ensino e pesquisa de nosso país e até de outros países. E, especialmente, oferece aos nossos estudantes uma oportunidade ímpar de usufruir desse intercâmbio, como uma forma de complementar sua formação acadêmica", destacou José Arimatéia.

Prof. Dr. José Arimatéia dá boas vindas aos participates do Simpequi

Com o tema "Química Sustentável: o mundo precisa dela", a palestra de abertura do 11º Simpequi foi proferida pela Prof. Dr.ª Norma Ethel, da Universidade de Buenos Aires. Na oportunidade, a pesquisadora falou sobre a importância da Química Verde no contexto mundial.

Prof.ª Dr.ª Norma Ethel profere palestra sobre Química Verde

Segundo André Amorim, estudante do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual do Pará (UEPA), o primeiro dia do Simpósio foi muito válido para sua formação. "É a primeira vez que participo de um evento desse porte. Gostei muito do minicurso e da palestra de hoje. Espero o melhor de cada palestra e discussão que for participar", afirma.

O 11º Simpequi acontece no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Rio Poty, até o próximo dia 30 de julho.