Professores do CAFS realizam expedição no Rio Parnaíba

15/07/2013 17:53

No último sábado (13), uma equipe composta pelos professores Mauro Sérgio Cruz Souza Lima, Daniel Costa Fortier e Leonardo Sousa Carvalho, vinculados à Chefia do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), realizou expedição para reconhecimento da área do Rio Parnaíba, no município de Floriano e proximidades.

A expedição foi realizada no âmbito do Programa de Extensão "Comunidade Manga e Sustentabilidade Pesqueira" (financiado com recursos do Edital PROEXT 2012/SESu/MEC), desenvolvido junto aos pescadores da Comunidade Manga, localizada na zona rural do município de Barão de Grajaú (MA). O projeto objetiva conscientizar esta população quanto ao respeito do período de defeso (período em que a pesca é proibida) e ainda, melhorar o grau de conhecimento dos pescadores através de palestras e oficinas.

Para o desenvolvimento destas atividades, o referido projeto proporcionou a aquisição de uma embarcação de 1,5m de largura e 5m de comprimento, com motor de 60HP, já utilizada nesta primeira expedição para reconhecimento da área do Rio Parnaíba. O coordenador do projeto, Prof. Mauro Lima, possibilitou ainda a realização de curso para habilitação náutica de condutores, incluindo um motorista e dois técnicos-administrativos da UFPI; além do registro da embarcação junto à Marinha do Brasil. Segundo o professor "A embarcação aproximará as comunidades Manga e o CAFS ofertando ao discente uma experiência que associa pesquisa e extensão com caráter formativo".

A embarcação adquirida servirá ainda para a realização de outras atividades na microrregião de Floriano, permitindo o corpo docente e discente desta IFES uma maior interação com a sociedade local, através de novas atividades de extensão, bem como uma diversificação de atividades de pesquisa, através de maior facilidade de aproximação a outros ecossistemas não acessíveis por vias terrestres.