Projeto Memorial humaniza destino de cadáveres utilizados com fim didático

05/07/2013 13:12

Os cadáveres que apresentam grande desgaste utilizados em aulas práticas dos cursos de Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) serão sepultados em um memorial a ser construído em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), no cemitério São Judas Tadeu, localizado na zona Leste de Teresina.

Vice-Prefeito de Teresina acompanhou Reitor da UFPI em visita ao terreno cedido para o Projeto Memorial

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (05) com o Vice-Prefeito, Ronney Lustosa, para acertar detalhes da implantação do Projeto Memorial. "Esse memorial é uma homenagem que a UFPI prestará a esses seres humanos que contribuíram para o ensino da prática da anatomia aos alunos da Universidade Federal do Piauí. Ao longo do tempo, esses corpos foram se desgastando, e o destino final deles merece ser digno", declarou o Reitor.

O engenheiro José Alves de Mendonça, Prefeito Universitário (PREUNI/UFPI), e o arquiteto Sérgio Lebre, designado para elaborar o projeto do memorial, acompanharam o Reitor em visita ao terreno cedido pela Prefeitura de Teresina.

Para o vice-prefeito de Teresina e titular da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Leste), Ronney Lustosa, a iniciativa é "uma medida humanitária das duas instituições, tendo em vista que esses corpos foram utilizados por muito tempo, a fim de que esses alunos aprimorassem suas atividades em prol da sociedade".

Com informações e fotos: Ascom Vice-Prefeitura de Teresina

Lei Federal de nº 8.501/92

Os cadáveres doados para as Instituições de Ensino Superior (IES) são regulamentados pela Lei Federal n° 8.501, que dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científica e dá outras providências, datada de 30 de novembro de 1992.