IX Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas inicia hoje

26/06/2013 14:51

A abertura da IX Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas, organizada pelo Núcleo de Estudos Portugueses (NEP) do Departamento de Letras da UFPI, foi realizada na manhã dessa quarta-feira (26), no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

A apresentação do Quinteto de Cordas e Percussão (Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Piauí - Regência do Maestro Professor Cássio Martins) e a Mesa de Abertura constituída pela professora Dr.ª Samantha Maranhão, professor Hugo Lenes e professor Ricardo Allagio, deram inicio às atividades da IX Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas. Durante os dias 26 e 27 de junho, no Auditório do CCHL/UFPI, 250 alunos, professores e pesquisadores de diversas instituições assistirão às 70 comunicações e trabalhos sobre a literatura e as culturas ibéricas, que serão apresentados.

O evento é organizado pela professora Dr.ª Samantha Maranhão, coordenadora do NEP, e o professor Dr. Elio Ferreira, que destacaram como os principais objetivos da 9ª Jornada de Estudos, o incentivo a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos. "Em primeiro lugar é a oportunidade de congregar os alunos e os professores que de alguma forma trabalham com língua, literatura e culturas ibéricas. Originalmente, tanto na Europa quanto no mundo lusófono e no mundo de fala espanhola, é a oportunidade dos professores apresentarem resultados de suas pesquisas em apresentações de uma hora de duração, e também dos alunos trazerem os trabalhos que vêm desenvolvendo nas disciplinas sob orientação dos professores", disse Samantha Maranhão sobre o evento.

Segundo o professor Elio Ferreira, é uma maneira de fomentar e incentivar a pesquisa dos alunos da UFPI e de outras instituições, já que o evento vai além das fronteiras da UFPI e participam pessoas de outras universidades e outras cidades do Piauí. "É um trabalho importante, porque é neste dia que os alunos têm a oportunidade para apresentarem seus trabalhos. Tendo em vista que alguns iniciaram seus trabalhos no dia a dia em sala de aula e os transformaram em uma pesquisa, e podem, assim, estabelecer um estudo de obras literárias e de textos culturais", diz.

O evento representa um painel dos temas e das abordagens que estão sendo tratados nos estudos de literatura e linguagem na UFPI e no Piauí. Nessa 9ª edição serão apresentados os resultados de pesquisas de PIBIC e de Iniciação Cientifica Voluntária (ICV). Além da participação de membros de outras instituições acadêmicas, como o Professor Hugo Lenes, palestrante que trouxe sua pesquisa atualmente em andamento.

A IX Jornada é destinada a toda a comunidade acadêmica, em especial, aos alunos do curso de Letras. Para Rodrigo Alves Silva, aluno do 5º período, que participa pela terceira vez, e apresentará pela primeira vez o trabalho intitulado "A culpa de Procópio: um diálogo entre a psicanálise e a literatura", o evento tem grande peso em seus estudos. "Como o próprio título já diz, são estudos em literaturas e culturas ibéricas, então este evento serve para mostrar a relação entre a literatura portuguesa e brasileira. Sendo assim, é importante não só para nós estudantes do curso de letras que estudam isso veementemente, mas também para quem não é do curso e gosta de literatura. É de grande importância participar, porque vários olhares da literatura são expostos, contribuindo para a formação de outras visões, outros prismas do que é produzido tanto em Portugal quanto aqui no Brasil."