Mesa redonda marca a abertura da I Semana do Meio Ambiente

13/06/2013 07:43

Na noite desta quarta-feira (12), foi realizada a solenidade de abertura da I Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí. Professores, alunos, servidores e convidados do curso de Ciência da Natureza prestigiaram a abertura do evento.

Solenidade de Abertura do I Seminário do Meio Ambiente

Os organizadores gerais do evento, professores Patrícia Nápolis e Rômulo Oliveira, deram as boas vindas aos participantes. A diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Maria Conceição Lage, manifestou a alegria de participar da I Semana do Meio Ambiente e lembrou do compromisso daqueles que integram às instituições públicas de ensino em dar retorno merecido à sociedade. O coordenador do curso de Ciências da Natureza, Boniek Silva, ressaltou a importância do evento para formação de profissionais com consciência ambiental.

Prof. Rômulo Oliveira e Prof.ª Patrícia Nápolis organizadores gerais do evento

Professores, alunos, servidores e convidados pretigiaram a abertura da I Semana do Meio Ambiente

Em seguida, os professores convidados Jóina Borges, Flávio Calippo e Cláudia Bonecker comporam a mesa redonda que discutiu o tema "Ensino e Conservação", ministrando, respectivamente, as palestras "Arqueologia, ambiente e gente", "Arqueologia marítima e etnoconservação: o caso do arquipélago de São Pedro e São Paulo" e "Biodiversidade: conceito, teoria, legislação e conservação".

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e graduada pela Universidade Federal do Piauí, a Prof. Jóina Borges integra o quadro de discentes do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI. Durante a palestra "Arquelogia, ambiente e gente", a professora fez um paralelo entre a história evolutiva da civilização humana e o processo de degradação do meio ambiente. Ao final da apresentação, a historiadora fez o público refletir sobre a intervenção do homem sobre a natureza ao questionar "que marcas queremos deixar para o futuro?".

Professora Jóina Borges ministrou a palestra "Arquelogia, ambiente e gente"

O oceanógrafo Flávio Calippo, proferiu a palestra "Arqueologia marítima e etnoconservação: o caso do arquipélago de São Pedro e São Paulo". Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo e professor do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI, Calippo falou sobre o arquipélago de São Pedro e São Paulo, conjunto de pequenas ilhas localizado a 1.100 quilômetros da cidade de Natal - RN. Por meio da arqueologia marítima, aliada aos saberes populares dos pescadores, o professor realizou mergulhos exploratórios na região mapeando objetos encontrados com a finalidade de estudar os vestígios da atividade humana náutica.

O artigo intitulado "Por uma arqueologia subaquática que vai além dos naufrágios: o caso do arquipélago de São Pedro e São Paulo" de autoria do Prof. Flávio Calippo, em parceria com Gilson Rambelli e Paulo Fernando Camargo, foi publicada na versão revista on-line da Sociedade Brasileira Para o progresso da Ciência (SBPC), edição de Abr/Jun de 2013.

Prof. Flávio Calippo apresentou a palestra "Arqueologia marítima e etnoconservação: o caso do arquipélago de São Pedro e São Paulo"

Encerrando a abertura do evento, a bióloga Cláudia Bonecker falou sobre biodiversidade. Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenadora do Doutorado Interistitucional (UFPI-UEM) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, tratou de forma breve sobre conceitos, teorias, legislação e conservação da biodiversidade.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Cláudia Bonecker, "O conceito de biodiversidade vai além de diversidade das espécies". A bióloga descatou ainda que todas as espécies devem ser preservadas e que a conservação destas está relacionada ao manejo dos ecossistemas.

Cláudia Bonecker, coordenadora do DINTER UFPI-UEM, falou sobre biodiversidade

Mais de 200 inscritos participam da I Semana do Meio Ambiente, que é uma realização dos professores, alunos e servidores do curso de Ciências da Natureza da UFPI. O evento acontece no período de 12 a 14 de junho, no Auditório do Museu de Arqueologia, localizado no CCN 2, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Confira a programação do evento.