Mestrado em Ciência dos Materiais amplia oportunidades profissionais

06/06/2013 13:18

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece desde 2011 o mestrado em Ciência dos Materiais. Voltado para profissionais formados nas áreas de Engenharia, Química, Física e Farmácia, o curso de pós-graduação oferta 10 vagas por seleção.

Segundo o coordenador da pós-graduação em Ciência dos Materiais, Prof. Dr. Edson Cavalcanti, o curso possui duas áreas de concentração com duas linhas de pesquisa cada, sendo elas: Materiais Cerâmicos e Filmes, com as linhas de pesquisa 'Materiais Cerâmicos e Metálicos' e 'Filmes, superfícies e interfaces'; e Materiais Conjugados e Polímeros, com as linhas de pesquisa 'Polímeros e Biomateriais' e 'Materiais Conjugados e Estruturados'.

"A pós-graduação tem como objetivo a obtenção de novos materiais, processamento, caracterização e avaliação das propriedades. Dentre os materiais, temos os poliméricos, cerâmicos (tradicionais e avançados), metais, compósitos, blendas, híbridos, além de outros", explica Edson Cavalcanti.

Até o momento, nove alunos já concluíram o mestrado em Ciência dos Materiais. Entre eles está a engenheira civil Luzana Leite Brasileiro. Egressa do curso de graduação em Engenharia Civil da UFPI, Luzana defendeu sua dissertação de mestrado em março deste ano com o título "Utilização de Agregados Reciclados Provenientes de RCD em Substituição ao Agregado Natural no Concreto Asfáltico", sob a orientação do Prof. Dr. José Milton Elias de Matos.

"Procurei o mestrado com o intuito de me qualificar ainda mais profissionalmente e me preparar também para uma vida acadêmica e de pesquisa. Hoje me sinto mais preparada para o mercado de trabalho e incentivada a uma vida de pesquisa, que me faz almejar um doutorado. De certa forma, o mestrado fez com que a minha mente se abrisse para um mundo de iniciativas e descobertas que vai muito além de um simples título", declarou Luzana Brasileiro, mestre em Ciência dos Materiais pela UFPI.

Luzana Brasileiro durante apresentação de trabalho no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, em Joinville - SC

Graduada em 2007 e engenheira concursada da Prefeitura Municipal de Teresina desde 2009, Luzana disse que sempre quis ser professora e com o mestrado em Ciências dos Materiais esse desejo transformou-se em oportunidade. Ela foi aprovada em primeiro lugar na prova escrita para professor substituto do Departamento de Recursos Hídricos e Geologia Aplicada - DRHGA/CT, onde ministra as disciplinas de Mecânica dos Solos I e Obras de Terra para alunos do curso de Engenharia Civil. "Ser professora da UFPI é gratificante por que foi daqui que eu saí e para cá estou retornando como mestre, e não mais como aluna. Aqui, eu qualificarei os meus alunos assim como fui qualificada, procurando sempre dar o melhor de mim e extrair o melhor deles", disse.

O mestrado em Ciência dos Materiais está com inscrições aberta para seleção no período de 03/06/2013 a 17/06/2013. Os interessados devem se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para ler o edital e fazer a inscrição, acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais no sítio eletrônico www.sigaa.ufpi.br.

Edital n°01/2013 - Seleção para Mestrado em Ciência dos Materiais.