UFPI recebe pesquisadores brasileiros para Avaliação de Livros da Capes

03/06/2013 11:19

Nesta segunda-feira (03), às 8h30, aconteceu a Cerimônia de Abertura dos trabalhos da "Comissão de Avaliação de Livros e Coletânias produzidos em 2012" pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE-UFPI). A solenidade integra a programação das atividades de avaliação a serem realizadas entre os dias 3 e 7 de junho por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil, sob a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A ação tem como objetivo estabelecer o padrão de qualidade exigido pela Capes para os cursos de mestrado e doutorado em Educação.

Na ocasião, estiveram presentes à mesa de honra o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; o Diretor do CCE, Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco; a Prof.ª Dr.ª Elizabeth Fernandes de Macedo, representante da Capes; a coordenadora da área de Educação da Capes, Prof.ª Dr.ª Marlúcia Menezes de Paiva; a coordenadora do PPGEd-UFPI, Prof.ª Dr.ª Ivana Lopes de Melo Ibiapina; e o Prof. Dr. Paulo Roberto Ramalho Silva, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG-UFPI).

Mesa de honra da solenidade de abertura é composta por representantes da UFPI e da CAPES

Durante a solenidade, alunos do curso de licenciatura em Música da UFPI, ao ritmo de pandeiro, cavaquinho, violão e violino, realizaram apresentação musical de canções populares brasileiras, como Pedacinhos do Céu, de Waldir Azevedo, e Baião, de Luiz Gonzaga. Em seguida, representantes da UFPI deram as boas-vindas aos 25 pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil que devem realizar a avaliação dos livros produzidos por todos os Programas de Pós-Graduação em Educação do país no ano de 2012.

Na oportunidade, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, agradeceu a presença dos pesquisadores brasileiros que avaliarão a qualidade dos livros produzidos pelos Programas de Pós-Graduação em 2012 e reafirmou o compromisso da administração superior em apoiar ações que contribuam para consolidar o crescimento da Instituição em ensino, pesquisa e extensão. "Recentemente, o CCE ganhou instalações novas e adequadas para a realização das atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação, e a UFPI praticamente dobrou. Buscamos avançar, através de uma gestão compartilhada, no sentido de consolidar o crescimento registrado destes indicadores e ampliar a qualidade de ensino, pesquisa e extensão", destacou.

Reitor da UFPI reafirma compromisso da Instituição em apoiar ações de incentivo à pesquisa, ensino e extensão

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Ivana Ibiapina compartilhou com os presentes sua gratidão pelo trabalho realizado por todos os membros da comunidade acadêmica que viabilizaram a realização do evento, e apontou a significância das atividades de avaliação. "A consolidação do Doutorado em Educação da UFPI e para a ampliação da biblioteca setorial do CCE, a servir tanto aos alunos de Pós-Graduação quanto aos dos cursos de graduação do centro", ressalta.

Na oportunidade, o diretor do CCE, Prof. Dr. José Augusto Sobrinho apontou que a importância da ação para conferir maior visibilidade ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, "há 18 anos houve a primeira defesa de mestrado da universidade e é interessante ver que hoje os programas de pós-graduação estão consolidados a ponto de recebermos essa comissão de avaliação de trabalhos da Capes, em nível nacional."

Prof.ª Dr.ª Marlúcia Menezes agradece acolhida calorosa da UFPI e a todos os pesquisadores que contribuirão para o crescimento do Programa de Pós-Graduação em Educação

Para a Prof.ª Dr.ª Elizabeth Macêdo, representante da Capes, o trabalho proporciona maior visibilidade aos programas de Pós-Graduação das Ciências Humanas. "O ganho que temos com esse trabalho é a contabilização de livros e coletâneas produzidos por esses programas, o que não é comum na maior parte dos países, pois as áreas biológicas e de exatas é que possuem uma maior avaliação e contabilização de trabalhos. Com isso, fazemos com que as áreas humanas e sociais tenham sua importância mais reconhecida", salientou.

A Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou que esta é a primeira vez que a universidade recebe uma comissão deste porte, e comentou sobre a importância do trabalho dos representantes da Capes para a Instituição de Ensino. "A realização desse evento é um compromisso que a UFPI tem firmado com a Capes, se configurando como um momento histórico para esta Instituição, uma vez que estamos recebendo cerca de 25 de seus representantes para avaliação de publicações de pós-graduações na área de Educação em nível nacional", disse.

Ao fim da solenidade, os presentes foram convidados a visitar o novo prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação, em que se localiza a nova biblioteca setorial do centro.

Biblioteca setorial do CCE é organizada no novo prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI