Concerto do Quarteto Onyx abre II Encontro de Cordas Friccionadas

24/05/2013 22:29

Um concerto do Quarteto Onyx, do Rio de Janeiro, abriu nesta sexta-feira (24), a programação do II Encontro de Cordas Friccionadas da UFPI. O evento, realizado no Cine Teatro da universidade, é idealizado pelo Departamento de Música e Artes Visuais, sob coordenação e direção artística do professor e maestro Cássio Martins.

Durante o concerto de abertura do evento, o Quarteto Onyx, que é formado por músicos renomados e integrantes das principais orquestras do Rio de Janeiro, apresentou duas peças, sendo uma delas o Quarteto 1 de Villa-Lobos e o Quarteto 2 do compositor russo, Alexander Borodin.

Quarteto Onyx: Ricardo Amado (I violino), Sonia Katz (II violino), Cecília Mendes (viola) e Hudson (violoncelo)

Segundo Cássio Martins, o Encontro de Cordas Friccionadas da UFPI tem o objetivo criar oportunidades para os estudantes de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncellos, contrabaixos) vivenciarem experiências camerísticas e solistas em concertos com orquestras e recitais de música de câmara, explorando conteúdos importantes para sua formação e atuação enquanto professor, instrumentista e camerista, bem como aprimorar o conhecimento técnico-musical e a vivência de tocar em grupos de câmara e orquestra. "Nesta segunda edição tivemos um número de participantes bem maior do que na primeira. Isso mostra que o gosto pela música erudita vem crescendo entre nossos alunos", disse empolgado.

Professor e maestro Cássio Martins durante abertura do II Encontro de Cordas Friccionadas

O II Encontro de Cordas Friccionadas acontece entre os dias 24 e 31 de maio, na UFPI. Ao todo, serão oito dias de atividades que proporcionarão um aprimoramento técnico, artístico e cultural dos participantes. Na programação do evento estão previstas práticas de orquestra, masterclasses, oficinas, recitais, bate-papos e concertos. "Este ano vamos contar com a participação dos músicos do Quarteto Onyx, que além de ministrar oficinas vão apresentar um concerto junto com os alunos e músicos inscritos no Encontro. Além disso, teremos a presença do maestro angolano Afonso Quianzala Morais e do solista Isaac Andrade, da Udi Cello Ensemble", conta Cássio Martins.

Realizado anualmente pela UFPI, o Encontro de Cordas Friccionadas é organizado pelos professores do curso de Licenciatura em Música do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), juntamente com os alunos do curso de Música. O evento conta com o apoio do Instituto Cultural Santa Rita - Projeto Música para Todos.