UFPI sedia Encontro Regional da Rede Unida

23/05/2013 22:37

Com o tema "Aprendizagem baseada na Comunidade: um chamado", começou, na noite desta quinta-feira (23), o Encontro Regional Nordeste da Rede Unida. O evento, que tem como sede o Espaço Noé Mendes, da Universidade Federal do Piauí, acontece até o próximo sábado (25).

Promovido em parceria com a UFPI, por meio do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e a Escola de Saúde Pública do Ceará, o evento reúne profissionais de saúde, acadêmicos, pesquisadores, educadores e gestores, bem como estudantes e representantes de movimentos sociais e populares.

Segundo o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, o encontro pretende fortalecer a discussão sobre a centralidade da educação na saúde e sua relação com as políticas públicas no Nordeste. "Pretendemos promover uma aproximação entre os saberes populares e a universidade, impulsionando uma re-significação da produção de conhecimento em seus diálogos com a vida cotidiana e as existências individuais e coletivas", disse o coordenador.

Ao longo de 2013, a Rede Unida percorrerá todo o Brasil para colher contribuições para construção da programação do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, marcado para abril de 2014, em Fortaleza, no Ceará. O Encontro Regional Nordeste, é a primeira atividade preparatória para o Congresso Internacional, como explica a sub-gerente do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPI, professora Gláucia Viana.

"Este é um momento para trocarmos conhecimento. É preciso conhecer planejar e solucionar os problemas da saúde. Temos que discutir a formação profissional e educação permanente em saúde, sem esquecer a educação popular", enfatizou a professora.

A Associação Brasileira Rede Unida visa estabelecer parcerias, vínculos, projetos e instituições comprometidos com a renovação permanente na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde e na construção de um SUS com forte participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania brasileira.

De acordo com o diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alexandre Ramos, a ideia do Ministério é, por meio das redes de atenção à saúde, fortalecer a participação popular para a melhoria das políticas públicas. "A organização da rede leva em consideração a satisfação dos usuários dos serviços de saúde pública. É necessário estar próxima da população para sabermos das deficiências e construirmos juntos, a solução para os problemas de políticas de saúde enfrentados pela sociedade", finalizou.

Confira a programação