Alunos do CTF desenvolvem pesquisas de campo no município de Batalha

22/05/2013 09:08

Os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária da Rede e-Tec Brasil, programa de Educação a Distância executado pelo Colégio Técnico de Floriano (CTF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão desenvolvendo pesquisas de campo em propriedades rurais do município de Batalha (região norte do Piauí), a fim de avaliar o potencial para crescimento agropecuário e os recursos apresentados pela região. A atividade extracurricular teve início no mês de março e se estende até julho, com a apresentação dos resultados no "I Encontro de Produtores e Técnicos do Setor Agropecuário da Região de Batalha - Piauí".

O trabalho de levantamento das equipes abrange o registro das atividades agropecuárias realizadas no município em seus aspectos socioeconômicos, desde as técnicas utilizadas na criação de suínos, peixes, aves, caprinos e ovinos e no cultivo de hortaliças, até a possibilidade de geração de renda proveniente destas atividades.

Estudantes do Colégio Técnico de Floriano realizam pesquisas de campo no município de Batalha

O zootecnista Genilson Bezerra de Carvalho, mestre em Ciência Animal e tutor presencial do Curso Técnico, explica que município de Batalha apresenta grande potencial para a agropecuária, e o projeto contribui para aprimorar a formação dos estudantes que dele participam. "Com suas terras banhadas por rios, açudes, lagoas e extensão territorial de 1.553,8 km², o município de Batalha tem grande potencial para a agropecuária. Mesmo assim, ainda enfrenta dificuldades para desenvolver o setor, pela falta e de assistência técnica, por exemplo".

A avaliação do cenário local e as novas perspectivas para a produção rural do município serão apresentadas pelos estudantes do curso técnico em Agropecuária, do polo e-Tec Brasil de Batalha. "Esse é apenas um dos projetos desenvolvido pelos nossos alunos, que tem a proposta de aprimorar a formação dos futuros técnicos em Agropecuária", afirma Genilson Carvalho.