Curso de Enfermagem realiza Aula Inaugural e Solenidade da Lâmpada

21/05/2013 12:13

Ocorreu na manhã de hoje (21), no auditório do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Aula Inaugural do período 2013.1, um evento que tem como objetivo introduzir o aluno ingressante no Curso, mostrando a simbologia da Enfermagem através da Solenidade da Lâmpada, que é um ritual realizado em quase todas as escolas de Enfermagem e sinaliza o sentido de vida do profissional da área.

Estavam presentes a Chefe do Departamento do Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento; a Coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Benevina Maria Vilar; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Inez Sampaio; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz; alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos.

Mesa redonda durante a solenidade de abertura da aula inaugural

Após darem as boas vindas aos alunos ingressantes, as professoras que compunham a mesa iniciaram a aula inaugural, ministrada pela professora Maria do Livramento, com o tema "O bacharelado em Enfermagem da UFPI perseguindo a excelência no ensino, pesquisa e extensão", seguida de uma palestra ministrada pela professora Benevina, com o tema "O ENADE como instrumento de avaliação da qualidade do curso de graduação em Enfermagem para docentes e discentes". Logo após, se deu a Solenidade da Lâmpada, conduzida pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, Adrielly Caroline e Sayonnara Ferreira.

Professora Maria do Livramento ministrando a aula inaugural

"A realização da aula inaugural é de praxe no nosso curso de Enfermagem pra que os alunos tenham um conhecimento de como funciona e suas dependências, quais as oportunidades que a Universidade oferece, tendo assim uma visão geral em termos estruturais, didáticos e acadêmicos", destacou a professora Maria do Livramento. Ela comentou ainda sobre o significado da Solenidade da Lâmpada "É um momento em que marcamos o simbolismo da Enfermagem aqui na UFPI desde o ano de 2011, durante esta solenidade, que é característica da profissão, fazendo analogia à lâmpada utilizada por Florence Nightingale, que foi pioneira na Enfermagem", disse.

A aluna veterana Raíssa Reis e a caloura Danielle Leal durante a solenidade de passagem da lâmpada

A mestranda Adrielly Caroline também destacou a importância da solenidade. "A aula inaugural é um evento importante porque traz um pouco da simbologia e da história da Enfermagem, contextualizando o aluno, introduzindo-o ao curso, para que ele saiba mais sobre o que ele estudará", comentou.

Conheça a história de Florence Nightingale, a pioneira da Enfermagem:

Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854, quando com 38 mulheres (irmãs anglicanas e católicas) organizou um hospital de 4000 soldados internos, baixando a mortalidade local de 40% para 2%. Com o prêmio recebido do governo inglês por este trabalho, fundou a primeira escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas - Londres, em 24/06/1860.

Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem