Professora da UFPI escreve capítulo em livro publicado pela UNESP

20/05/2013 14:32

A professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Márcia Astrês Fernandes, escreveu um capítulo no livro: "Saúde do Trabalhador: desafios para a Seguridade Social e Movimento Sindical", recentemente publicado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)6.

A obra organizada pelos professores Edvânia Ângela de Souza Lourenço, Vera Lucia Navarro, Ricardo Lara e José Reginaldo Inácio, reúne os melhores textos apresentados no Seminário de Saúde do Trabalhador, ocorrido em Franca-SP. A Professora Márcia Astrês e a Mestranda Lara Emanueli da Universidade Federal do Piauí, são autoras do capítulo ""Saúde Mental e Trabalho: Relato de caso na prática clínica". O texto discorre sobre a prática vivenciada ao atender pacientes com transtorno mental que tiveram como motivação o trabalho.

Segundo a docente, a discussão do tema é relevante, pois a situação preocupa especialmente porque afeta as pessoas em plena fase produtiva, o que gera também impactos em outros aspectos da vida dos sujeitos, e não raro, culmina com o afastamento temporário ou definitivo das suas atividades laborais.

Segundo Márcia Astrês, as estimativas da Organização Mundial da Saúde revelam que os transtornos mentais menores acometem cerca de 30% dos trabalhadores ocupados, e os transtornos mentais graves, cerca de 5 a 10%. E em relação à saúde mental da população mundial, a OMS estima que em 2020, o mundo terá 154 milhões pessoas sofrendo com depressão, 25 milhões com esquizofrenia, 91 milhões com problemas de alcoolismo e 15 milhões com uso de drogas e cerca de 877.000 pessoas cometendo suicídio a cada ano.

"Compreendemos que além de estabelecer a consolidação do nexo causal entre trabalho e sofrimento psíquico, atualmente, a preocupação dos estudiosos do assunto consiste em elaborar estratégias que visam reduzir o impacto negativo que a atividade laboral pode acarretar na saúde mental do trabalhador. E isto envolve a busca por condições de ambientes de trabalhos saudáveis. A implementação e eficácia destas ações e estratégias configura-se em um grande desafio", encerra a Professora Márcia Astrês.