Professor da UFPI tem artigo publicado em revista de renome internacional

16/05/2013 16:29

O professor do Departamento de Clínica Geral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr. Avelar Alves da Silva, teve sua tese de doutorado, Fatores de Risco e Análise do Impacto nos Enxertos e Receptores de Transplante Renal com Leishmaniose Visceral, publicada na revista Transplantation, principal periódico que trata de transplantes nos Estados Unidos da América e na Europa. O feito foi realizado por poucos pesquisadores brasileiros, sendo nenhum deles do Nordeste.

A tese, que foi apresentada no programa de PG em Nefrologia da UNIFESP (conceito CAPES 7), era anteriormente de Mestrado, mas devido a relevância do estudo, o pesquisador recebeu o título de Doutor.

O número de transplantes de órgãos sólidos tem aumentado bastante nos últimos anos em todo o país e, principalmente, na região Nordeste envolvendo áreas endêmicas para a doença Calazar. A tese apresentada pelo professor piauiense traz importantes conclusões para a comunidade acadêmica e sociedade civil, pois identifica os fatores de risco para a doença, bem como a evolução e tratamento da mesma nesta população de pacientes com baixa imunidade.

Por questões de direitos autorais, o artigo intitulado: "The Risk factors for and Effects of Visceral Leishmaniasis in Graft and Renal Transplant Recipients", publicado em 15 de março de 2013, 95; 721-727, não está disponível na íntegra, mas seu abstract pode ser acessado no PUBMED ou na página www.transplantjornal.com. A UFPI parabeniza o professor Avelar por esta grande conquista acadêmica e pela divulgação desta IES internacionalmente.