Alunos do CTT-UFPI realizam homenagem aos 59 anos do Colégio Técnico

09/05/2013 08:13

Em comemoração ao 59º aniversário do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os alunos do CTT-UFPI participaram na manhã desta quinta-feira (09), de uma Maratona Esportiva no espaço do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Na oportunidade, os alunos realizaram a exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional", com apresentação de trabalhos dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa. As atividades fazem parte da Semana de Comemoração dos 59 anos do antigo Colégio Agrícola de Teresina, organizada pelas professoras Rita de Cássia Magalhães Mendonça e Maria Rita Barbosa de Sousa, respectivamente, vice-diretora e orientadora pedagógica do CTT.

Maratona Esportiva

O percurso da Maratona Esportiva foi iniciado na entrada do espaço do Campus de Teresina, e a linha de chegada foi posicionada à entrada do Colégio Técnico. A competição começou às 7h e premiou os cinco primeiros colocados, para os quais serão entregues medalhas durante o café da manhã a ser realizado nesta sexta-feira (10), às 07h15, no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Colégio Técnico de Teresina promove Maratona Esportiva em homenagem a seus 59 de história

A vice-diretora do CTT, Prof.ª Ms. Rita de Cássia Magalhães Mendonça, destacou a importância da Maratona Esportiva enquanto atividade que se coloca entre as diversas práticas de motivação realizadas neste setor da UFPI para qualificar os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem e Informática. "Os alunos do Colégio Técnico de Teresina contam com uma boa estrutura que os capacita ao mercado de trabalho. A Maratona Esportiva se soma a outras atividades esportivas promovidas nesta área e tem por objetivo estimular seus participantes à competição", colocou.

Participantes da Maratona Esportiva são recebidos por estudantes e professores do CTT à linha de chegada

Durante atividade física, estudantes percorrem o Campus de Teresina em homenagem ao 59º aniversário do CTT

Exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional"

Durante o intervalo das aulas, estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do CTT realizaram a Exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional", com apresentação de trabalhos cujo embasamento teórico se centra na obra "Entre trilhas e veredas: histórias e memórias do Colégio Agrícola de Teresina", da Prof.ª Ms. Julinete Vieira Castelo Branco.

Na ocasião, os alunos expuseram aos presentes a transição estrutural atravessada pelo Colégio Técnico de Teresina, desde sua instalação até sua configuração atual, com o levantamento das reformas realizadas no setor para fornecer maior qualidade ao ensino técnico oferecido pela instituição, como a instalação de novos equipamentos nos laboratórios do CTT, o aumento do número de bolsas de iniciação científica ofertadas aos estudantes e a instalação de uma Estação de Meteorologia no CCA.

Alunos do CTT fazem um comparativo entre a configuração atual e as condições estruturais do setor no passado

Realizada durante o intervalo das aulas, Exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional" conta com a participação de alunos de períodos diversos

Em seguida, as subdivisões administrativas do CTT foram pontuadas e, a cada uma delas, foi atribuída uma função. Isabel Nunes, estudante do 2º Ano A do Colégio Técnico, afirmou sentir-se emocionada com a oportunidade de estudar em uma instituição que lhe oferece tantas possibilidades, e destacou a importância da Orientação Psicológica para seu desempenho escolar. "Quando cheguei ao Colégio Técnico, meu desempenho não era muito bom, e a orientação psicológica foi muito importante para me motivar a melhorar em meus estudos. Sinto muito orgulho e gratidão por estudar aqui", disse.

Histórico de instalação do Colégio Técnico de Teresina (CTT)

O Colégio Agrícola de Teresina, foi instalado em 10 de maio de 1954, por iniciativa do Governo Estadual e Federal. No primeiro acordo firmado entre os Governos, o Estado doou à União uma gleba de terras para que nela fosse instalada uma Escola Agrotécnica e um Centro de Tratorista.

Em 09 de julho de 1954 foi nomeado seu primeiro Diretor, o Engenheiro Agrônomo CARLOS ESTEVAM PIRES REBELO.

A Escola Agrotécnica de Teresina pertenceu ao Ministério da Agricultura vinculada a Superitendência do Ensino Agrícola e Veterinário de 1954 até 1964. Pelo Decreto nº 53.558 de 13.02.64 passou a denominar-se Colégio Agrícola de Teresina.

A partir de 21 de maio de 1964, por determinação Presidencial através do Decreto nº 60.731/64, passou para o Ministério da Educação e Cultura vinculado ao Departamento de Ensino Médio (DEM) onde permaneceu sob orientação até o ano de 1973 quando foi criada a Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (COAGRI), essa subordinada ao Departamento de Ensino Médio.

O Curso Técnico a nível de 2º Grau teve início no ano de 1971 (Técnico Agrícola).

O período de controle direto do MEC prolongou-se até o ano de 1976, quando o Governo Federal através do Decreto nº 78.672 de 05 de novembro de 1976, vinculou o referido Colégio à Universidade Federal do Piauí.

A primeira turma de Técnicos Agrícolas a nível de 2º Grau saiu em 1973. A partir de 1976, o nome foi modificado para Técnico em Agropecuária, o que permaneceu até a Reunião do Conselho Universitário da UFPI do dia 23/01/2013 alterando o nome dos Colégios Técnicos vinculados através da RESOLUÇÃO nº 003/13 da UFPI.

Na forma da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, de Colégio Agrícola de Teresina (CAT), Colégio Agrícola de Floriano (CAF) e Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) para, respectivamente, Colégio Técnico de Teresina (CTT), Colégio Técnico de Floriano (CTF) e Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).