Nota do Comitê de Ética e Pesquisa à comunidade acadêmica

22/04/2013 15:45

Desde o início de 2013, o Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, após passar por um período de renovação de sua composição, vem elaborando uma agenda com vistas a retomar as atividades em sua plenitude, a fim de atender a demanda reprimida de processos encaminhados desde o segundo período de 2012 e visando, também, ao estabelecimento de uma rotina regular de trabalho, tão logo sejam sanados os problemas de acúmulo de processos.

Diante disso, o CEP/UFPI solicita, a cada Programa de Pós-Graduação desta Universidade, o envio de uma lista de trabalhos de pós-graduação, notadamente dissertações cujo prazo de defesa esteja próximo ao encerramento. De modo análogo, o CEP/UFPI solicita, a cada Coordenação de Curso desta Universidade, o envio de uma lista de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) cujo prazo de defesa esteja próximo ao encerramento. De posse de tais listas, comporemos uma agenda de designação de relatoria a estes processos prioritários.

Em um segundo momento, após atendidas as dissertações mais urgentes, o CEP/UFPI passará a indicar relatorias, prioritariamente, a Trabalhos de Conclusão de Curso e a projetos de pesquisa com financiamento que se enquadrem em situação de urgência. Reiteramos, uma vez mais, a atenção de cada Programa de Pós-graduação e de cada Coordenação de Curso a casos urgentes para que, o mais rápido possível, o CEP/UFPI adquira condições de regularizar as demandas em atraso e possa estabelecer uma rotina de apreciação de trabalhos dentro da normalidade, de modo a encerrar este período de excepcionalidade pelo qual passa esta Universidade, e que não depende unicamente do quadro atual de membros do Comitê, senão da colaboração e união de esforços de todas(os) profissionais desta Universidade que necessitam do trabalho do CEP/UFPI.

Por fim, na condição de Coordenador do CEP/UFPI, gostaria de destacar que as referidas demandas devem ser feitas apenas pelas respectivas Coordenações de Pós-graduação, bem como pelas respectivas Coordenações de Curso, mediante correspondência oficial endereçada ao CEP/UFPI; ou mediante envio de correio eletrônico ao endereço cep.ufpi@ufpi.edu.br. Como rotina estabelecida de trabalho, faz-se mister comunicar publicamente, durante este período de excepcionalidade, que o Comitê de Ética e Pesquisa atenderá apenas a demandas devidamente solicitadas pelos respectivos Programas de Pós-graduação e Coordenações de Curso, desconsiderada destarte toda e qualquer solicitação e/ou interpelação direta a membros, funcionários e/ou ao Coordenador deste Comitê, por quaisquer meios externos à Plataforma Brasil, fórum eletrônico legítimo pelo qual transcorre toda a tramitação dos processos.

Desde já, e em nome do Comitê, agradeço a cada Programa de Pós-Graduação e a cada Coordenação de Curso desta Universidade pela presteza e disponibilidade com a retomada de nossas atividades regulares, assim como à Pró-Reitoria de Pesquisa, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em seu apoio e suporte às atividades de nosso Comitê.

Cordialmente,

Prof. Dr. Alcione Corrêa Alves