IV Seminários Abertos de História da Mídia ocorrem hoje na UFPI

18/04/2013 12:12

Aconteceu na manhã de hoje (18), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), a abertura do evento IV Seminários Abertos de História da Mídia, promovido pelo Núcleo de Estudos em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os seminários, que têm como tema "Práticas Jornalísticas e Dever de Memória", serão constituídos de mesas redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos, a fim de desenvolver e fomentar conhecimentos sobre as questões que permeiam a história do Jornalismo.

O evento ocorrerá durante todo o dia nas salas do curso de Jornalismo da Universidade, reunindo discentes, docentes e pesquisadores não só da UFPI, mas também de outras Instituições. Realizados desde o ano de 2010, os Seminários Abertos neste período são uma junção dos eventos Ciclo de Debates de História da Imprensa e Seminário de História da Mídia, já realizados anteriormente pelas professoras doutoras Jacqueline Dourado e Ana Regina Rêgo, nas disciplinas de História da Mídia I e II, respectivamente.

"Resolvemos unir os dois eventos e vamos ter uma mesa redonda pela manhã e uma pela noite, enquanto à tarde teremos os grupos de trabalhos de mídia impressa, online, audiovisual e sonora. Espero que os alunos saibam aproveitar as discussões, pois nós abrimos a perspectiva para o aluno não só participar como ouvinte, mas também apresentar seus trabalhos", declarou uma das coordenadoras do evento, Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo.

A Coordenadora do Curso de Comunicação Social, Ana Maria Rodrigues e as coordenadoras do evento, professoras Ana Regina e Marcela Miranda

A Chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, destacou a importância do evento para a formação dos futuros jornalistas. "O Departamento se sente extremamente privilegiado, pois o NUJOC continua promovendo eventos voltados para pesquisa, reforçando a importância desta atividade acadêmica. A noção de memória traz consigo uma obrigação nossa de esclarecer, conservar e resgatar aquilo que muitas vezes a história oficial nos nega. Acredito que essa discussão seja importante para a formação do futuro jornalista", afirmou.

Mesa redonda "Jornalismo ético - narrativa para a memória", composta pelas docentes Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz (Curso de História da UFPI) e Prof.ª Msc. Cristiane Sekeff (Faculdade Santo Agostinho), com mediação da professora Marcela Miranda

A aluna do curso de Jornalismo, Renata Fortes, destacou também a diversidade de áreas do Jornalismo envolvidas no evento. "Acho os seminários importantes não só como algo acadêmico, mas também como algo extracurricular, que contribui para a nossa formação enquanto alunos e futuros profissionais. O evento desta vez trouxe não só profissionais da Universidade para palestrar, mas também trouxe profissionais de outras instituições e de diferentes áreas, enriquecendo o aprendizado", disse.