UFPI inaugura 1º laboratório de geoquímica orgânica do Nordeste

14/03/2013 10:58

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou nesta quinta-feira (14), o Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO). Este é o primeiro laboratório de geoquímica orgânica da Região Nordeste, resultado de uma parceria entre a UFPI e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobrás.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da vice-reitora, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira; dos representantes da Petrobrás - o Gerente de Geoquímica, Dr. Mario Duncan Rangel; o Interlocutor Técnico do Convênio, Dr. Eugênio Vaz dos Santos Neto; e o Economista e Ponto Focal do Nordeste da Gerência de Relacionamento com a Comunidade da Ciência e da Tecnologia, Paulo Márcio da Silva Cordeiro. Esteve presente, também, o colaborador do LAGO, Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

De acordo com o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, um dos idealizadores do projeto, o LAGO irá desenvolver estudos de reservas de óleo biodegradável e, em especial, de rochas sedimentares da Bacia do Parnaíba. "O laboratório trará o fortalecimento de uma linha de pesquisa importante da pós-graduação, possibilitando a instalação do doutorado", disse.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas destaca o fortalecimento da pesquisa com a inauguração do LAGO

O LAGO possui cerca de 280 m² e conta com um laboratório de geoquímica, um laboratório instrumental, um laboratório de síntese orgânica, quatro salas de professores e 2 salas para alunos. Instalado no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, a unidade deve produzir estudos de forma integrada com o CENPES (Petrobrás), com a Rede de Geoquímica e com o Grupo de Geoquímica da UNICAMP, liderado pelo Prof. Dr. Francisco Reis.

Segundo o coordenador do LAGO, Prof. Dr. Sidney Gonçalves de Lima, a instalação do laboratório na UFPI representa uma valiosa oportunidade para a formação de recursos humanos em geoquímica orgânica e captação de investimentos para o Estado do Piauí. "Estamos dando um passo importante para a formação de um polo científico na área", afirmou.

O Interlocutor Técnico da Petrobrás, Dr. Eugênio Vaz, discursa durante inauguração do LAGO

O Interlocutor Técnico do Convênio da Petrobrás, Dr. Eugênio Vaz dos Santos Neto, destacou que a criação do laboratório tem grande importância para o desenvolvimento científico e tecnológico a nível estadual e nacional. "É recompensador ver um investimento desta ordem sendo tão bem aplicado, como no caso do LAGO. Tenho certeza de que o projeto chamará a atenção de jovens talentos e facilitará a oferta de pesquisas na área da Geoquímica."

A escolha do Piauí para a instalação de um laboratório de geoquímica orgânica está relacionada à estrutura geológica do Estado, formada por terrenos sedimentares constituintes da bacia sedimentar do Meio Norte e, ainda, aos recursos humanos existentes na UFPI. "Aproveito o momento para falar do orgulho da Petrobrás em fazer parte de um projeto que busca desenvolver uma área de pesquisa pouco conhecida, que é a Geoquímica. Iniciativas como essa permitem a realização de pesquisas de ponta que são feitas no mundo inteiro", destacou o Gerente de Geoquímica, Dr. Mario Duncan Rangel.

"O LAGO possibilitará a realização de pesquisa de ponta na área de Geoquímica", diz Mario Rangel

Para a viabilização do projeto, a UFPI já firmou um contrato com a Petrobrás no valor de R$ 3.195.090,00, referente à infraestrutura do laboratório. "Firmaremos contratos trianuais a serem renovados para que possamos viabilizar as pesquisas no setor", explica o Prof. Dr. Sidney Gonçalves de Lima.

A Rede de Geoquímica da Petrobrás reúne 27 centros de laboratórios voltados para a geoquímica da exploração do petróleo.

Confira imagens das instalações do laboratório: