Curso preparatório da UFPI para a fase final da OBQ se encerrou hoje (08)

08/03/2013 13:29

Na manhã desta sexta-feira (08), foi encerrado o XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, realizado durante o período de duas semanas, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Curso foi uma preparação para a última etapa da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), da qual sairão três alunos, que juntamente com a estudante já classificada Vitória Nunes, irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química, que ocorrerá em julho na Rússia e também na Olimpíada Ibero-americana, que acontece em setembro na Bolívia.

O Curso foi ministrado por professores da UFPI, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), com o objetivo de aprofundar o conteúdo ministrado nas escolas de ensino médio, bem como ampliar os conhecimentos dos quinze alunos nos assuntos de Química.

O aluno Thiago Matheus, da Bahia, elogiou a experiência e deseja que futuramente o Curso possa acontecer em seu Estado. "Eu achei bem interessante, deu pra direcionar bastante os estudos para a seletiva e para a internacional. Gostaria que essa oportunidade de aprofundamento acontecesse futuramente na Bahia, acharia interessante que a UFBA pudesse ter também a oportunidade de preparar alunos para as futuras Olimpíadas", destacou o aluno.

Thiago Matheus, da Bahia

O aluno Pedro Ítalo, do Ceará, também se pronunciou sobre o Curso, enfatizando que a atuação dos professores foi bastante proveitosa. "Os professores eram muito bons, tinham um alto nível e embasaram bem o conteúdo. As aulas foram muito bem organizadas, com horários bem estabelecidos. Vou continuar estudando quando voltar e espero ser aprovado, representar meu país e, quem sabe, trazer uma medalha de ouro de volta", conta.

Pedro Ítalo, de Fortaleza

Luiz Fernando, de São Paulo, destacou que neste ano, a experiência de aprofundamento foi diferente da do ano passado. "Com certeza, estou bem melhor do que antes do Curso, porque em todas as aulas dadas, foram passados conteúdos teóricos aliados à resolução de questões, bem diferente do ano passado, no qual os professores focaram apenas nas questões. A convivência com os colegas também foi muito boa, a interação entre as culturas diferentes foi muito interessante", ressalta.

Luiz Fernando, de Guarulhos

Vitória Nunes, a única estudante dentre os 15 já classificada para a Olimpíada Internacional, comentou que está torcendo pelos colegas. "O Curso desse ano foi muito bom para a integração do pessoal, tinham pessoas de diferentes Estados, estavam todos bem integrados. Não vou fazer a prova, mas estou torcendo pelos colegas que vão fazer. A experiência foi bastante proveitosa", destaca.

Vitória Nunes, de Fortaleza