UFPI realiza Solenidade de Entrega de Medalhas das OPQ-2011 e OPQ-2012

02/03/2013 10:00

Aconteceu nesta sexta-feira (01), às 19h, a solenidade de entrega de medalhas para os estudantes premiados na Olimpíada Piauiense de Química (OPQ) correspondente aos anos 2011 e 2012. A cerimônia foi realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença do Coordenador da Graduação de Química da UFPI e Coordenador da Olimpíada Piauiense de Química, Prof. Dr. José Milton Elias de Matos; do diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha; da Vice-Reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira; do Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Pró-reitora de Extensão, Profª. Drª. Glória Moura; da Pró-reitora de Ensino de Graduação, Profª. Drª. Maria do Socorro Leal Lopes; do coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, e do Chefe de Departamento de Química da UFPI, Prof. Mrs. Luiz Alves Marinho na comissão de entrega de medalhas.

Também estiveram presentes na solenidade, o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, e a Superintendente de Comunicação da UFPI, Profª. Drª. Jacqueline Lima Dourado.

Comissão de Entrega de Medalhas contou com a presença de representantes da UFPI

Durante a cerimônia, as premiações foram organizadas em medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e menção honrosa, para as modalidades Ensino Fundamental (EF), Ensino Médio 1 (EM-1) e Ensino Médio 2 (EM-2). Dentre as instituições premiadas, obtiveram destaque em número de medalhas a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão e a Ensino Médio Augustinho Brandão, ambas localizadas no município de Cocal dos Alves - PI, e o Instituto Dom Barreto, Teresina - PI. Obtiveram destaque também o Sistema Anglo de Ensino (unidades Lettera, Lavoisier e Integral, Teresina - PI), o Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) e a Escola Santa Helena (ESH), Teresina - PI.

Estudantes de Cocal dos Alves - PI são premiados em Solenidade de Entrega de Medalhas da OPQ

A realização da Olimpíada Piauiense de Química tem sua origem no ano de 1995, quando, por iniciativa de professores do Piauí e do Ceará, foi realizada a 1ª Olimpíada Norte-Nordeste de Química, que contou com a participação de 186 estudantes. O evento anual tem por objetivo estimular o ensino, a pesquisa e a extensão no Estado, bem como promover a aproximação entre a UFPI e as instituições de ensino fundamental e médio, à medida em que instiga a interação entre alunos, professores acadêmicos e professores de nível fundamental e médio.

O coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, disse estar satisfeito com a credibilidade que a Olimpíada Brasileira de Química tem alcançado e direcionou uma mensagem de otimismo aos premiados e estudantes que pretendem participar do evento. "Continuem com garra e a Olimpíada estará aqui para apoiá-los", declarou.

O coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, ofereceu incentivo aos premiados e aos futuros participantes da OPQ

Este ano, o Piauí recebe os quinze estudantes - nove do Ceará, três do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um da Bahia - que participarão do XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, iniciado em 25 de fevereiro na UFPI. O Curso é a quinta parte de uma seletiva da qual sairão os três que, juntamente com a estudante já classificada Vitória Nunes, irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química que deve ocorrer em julho na Rússia, e na Olimpíada Ibero-americana, que acontece em setembro na Bolívia.

Os quinze alunos devem permanecer na UFPI por duas semanas, período durante o qual terão a oportunidade de aprofundar o conteúdo ministrado nas escolas de ensino médio, bem como ampliar os conhecimentos nos assuntos de Química com professores da Pós-Graduação em Química da UFPI, do IFPI e da UESPI. Após o curso, os estudantes devem enfrentar a última etapa da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância da OPQ para a educação piauiense enquanto fonte de motivação para os estudantes, uma vez que "tal qual o estudo da Química, o estudo de outras ciências também é estimulado." O Reitor também salientou a intenção de se criar uma sede da OBQ em Teresina, no Campus Ministro Petrônio Portela.

Confira mais informações sobre as etapas de realização da OBQ acessando o Regulamento do Evento.

Confira mais fotos da Solenidade:

Convidados para cantar o Hino Nacional, estiveram presentes na Solenidade alunos premiados, membros de suas famílias, representantes das instituições premiadas e representantes da UFPI

UFPI recebeu os estudantes que devem participar do XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química

"A OPQ é uma Olimpíada em que todos os participantes saem ganhando em conhecimento", declarou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes

Dentre os estudantes premiados, esteve presente Izael Francisco de Brito Araújo, vencedor do quadro "Soletrando"