Brasil Brasil Acesso

Notícias

UFPI realiza Solenidade de Entrega de Medalhas das OPQ-2011 e OPQ-2012

UFPI realiza Solenidade de Entrega de Medalhas das OPQ-2011 e OPQ-2012

02/03/2013 10:00

Aconteceu nesta sexta-feira (01), às 19h, a solenidade de entrega de medalhas para os estudantes premiados na Olimpíada Piauiense de Química (OPQ) correspondente aos anos 2011 e 2012. A cerimônia foi realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença do Coordenador da Graduação de Química da UFPI e Coordenador da Olimpíada Piauiense de Química, Prof. Dr. José Milton Elias de Matos; do diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha; da Vice-Reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira; do Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Pró-reitora de Extensão, Profª. Drª. Glória Moura; da Pró-reitora de Ensino de Graduação, Profª. Drª. Maria do Socorro Leal Lopes; do coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, e do Chefe de Departamento de Química da UFPI, Prof. Mrs. Luiz Alves Marinho na comissão de entrega de medalhas.

Também estiveram presentes na solenidade, o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, e a Superintendente de Comunicação da UFPI, Profª. Drª. Jacqueline Lima Dourado.

Comissão de Entrega de Medalhas contou com a presença de representantes da UFPI

Durante a cerimônia, as premiações foram organizadas em medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e menção honrosa, para as modalidades Ensino Fundamental (EF), Ensino Médio 1 (EM-1) e Ensino Médio 2 (EM-2). Dentre as instituições premiadas, obtiveram destaque em número de medalhas a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão e a Ensino Médio Augustinho Brandão, ambas localizadas no município de Cocal dos Alves - PI, e o Instituto Dom Barreto, Teresina - PI. Obtiveram destaque também o Sistema Anglo de Ensino (unidades Lettera, Lavoisier e Integral, Teresina - PI), o Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) e a Escola Santa Helena (ESH), Teresina - PI.

Estudantes de Cocal dos Alves - PI são premiados em Solenidade de Entrega de Medalhas da OPQ

A realização da Olimpíada Piauiense de Química tem sua origem no ano de 1995, quando, por iniciativa de professores do Piauí e do Ceará, foi realizada a 1ª Olimpíada Norte-Nordeste de Química, que contou com a participação de 186 estudantes. O evento anual tem por objetivo estimular o ensino, a pesquisa e a extensão no Estado, bem como promover a aproximação entre a UFPI e as instituições de ensino fundamental e médio, à medida em que instiga a interação entre alunos, professores acadêmicos e professores de nível fundamental e médio.

O coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, disse estar satisfeito com a credibilidade que a Olimpíada Brasileira de Química tem alcançado e direcionou uma mensagem de otimismo aos premiados e estudantes que pretendem participar do evento. "Continuem com garra e a Olimpíada estará aqui para apoiá-los", declarou.

O coordenador nacional do Projeto Olimpíadas de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo, ofereceu incentivo aos premiados e aos futuros participantes da OPQ

Este ano, o Piauí recebe os quinze estudantes - nove do Ceará, três do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um da Bahia - que participarão do XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, iniciado em 25 de fevereiro na UFPI. O Curso é a quinta parte de uma seletiva da qual sairão os três que, juntamente com a estudante já classificada Vitória Nunes, irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química que deve ocorrer em julho na Rússia, e na Olimpíada Ibero-americana, que acontece em setembro na Bolívia.

Os quinze alunos devem permanecer na UFPI por duas semanas, período durante o qual terão a oportunidade de aprofundar o conteúdo ministrado nas escolas de ensino médio, bem como ampliar os conhecimentos nos assuntos de Química com professores da Pós-Graduação em Química da UFPI, do IFPI e da UESPI. Após o curso, os estudantes devem enfrentar a última etapa da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância da OPQ para a educação piauiense enquanto fonte de motivação para os estudantes, uma vez que "tal qual o estudo da Química, o estudo de outras ciências também é estimulado." O Reitor também salientou a intenção de se criar uma sede da OBQ em Teresina, no Campus Ministro Petrônio Portela.

Confira mais informações sobre as etapas de realização da OBQ acessando o Regulamento do Evento.

Confira mais fotos da Solenidade:

Convidados para cantar o Hino Nacional, estiveram presentes na Solenidade alunos premiados, membros de suas famílias, representantes das instituições premiadas e representantes da UFPI

UFPI recebeu os estudantes que devem participar do XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química

"A OPQ é uma Olimpíada em que todos os participantes saem ganhando em conhecimento", declarou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes 

Dentre os estudantes premiados, esteve presente Izael Francisco de Brito Araújo, vencedor do quadro "Soletrando"

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.