Alunos de Jornalismo visitam empresas de Comunicação

18/02/2013 10:49

Os alunos do primeiro período do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão realizando visitas a empresas de comunicação sediadas em Teresina. O objetivo é observar, na prática, conceitos e processos jornalísticos trabalhados em sala de aula.

As visitas tiveram início na manhã de hoje (18), quando os alunos foram recebidos na Ícone Comunicação, empresa que presta serviços na área de comunicação organizacional - comunicação interna e externa, com ênfase em assessoria de imprensa.

A jornalista Tatiane Costa, graduada pela UFPI, integrou a equipe de profissionais que recepcionaram os alunos na Ícone Comunicação. "Conhecer, desde a universidade, o dia-a-dia de uma empresa fornece uma dimensão do mercado do qual vamos fazer parte e abre nossos olhos para as possibilidades de atuação do jornalista", destacou.

Tatiane também frisou a importância da aproximação entre empresa e universidade na formação de profissionais. "Com isso, chegamos mais preparados ao mercado porque podemos ver na prática o que geralmente é visto apenas como teoria na graduação", disse.

Os alunos que estão participando do ciclo de visitas também destacaram a contribuição da atividade. "É fundamental esse contato direto com o trabalho diário do assessor de imprensa, sendo possível ter uma dimensão ampla do serviço prestado por este profissional", avaliou Ana Valéria Carvalho

Jornalistas da Ícone explicam a rotina do assessor de imprensa

Já Igor Rafael Mendes de Carvalho, também aluno de Jornalismo, visualizou a visita como uma "oportunidade para tirar dúvidas em um ambiente em que se põe em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula."

O ciclo de visitas prossegue até o final do mês de março como parte das atividades da disciplina "Introdução ao Jornalismo", ministrada pela professora Dra. Samantha Castelo Branco, e conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social (DCS).

Ícone Comunicação recebe estudantes de Jornalismo da UFPI