Aluno de Engenharia Mecânica é selecionado pelo Ciência Sem Fronteiras

06/12/2011 17:16

O interesse pelas máquinas, pelos dispositivos móveis, bem como pelas novas tecnologias sempre foi uma das características mais marcantes de Filipe Miranda Azevedo, graduando em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Piauí. Aluno do sexto período da graduação citada, o estudante foi selecionado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras e fará intercâmbio com duração de um ano na Washington University, em Saint Louis (EUA).

Com apenas 20 anos, Filipe possui um dos índices acadêmicos mais satisfatórios do curso de Engenharia Mecânica, fator este que contribuiu para o seu recrutamento pelo programa. Além de boas notas, o estudante alcançou 97 pontos no teste de língua inglesa TOEFEL, estando apto para frequentar as aulas na universidade em Saint Louis. "Durante muito tempo estudei inglês sozinho, assistindo filmes e seriados", completa.

Oriundo da cidade de Balsas, no Maranhão, Filipe Miranda conta que nunca ultrapassou as fronteiras do país e diz estar bastante ansioso para ter acesso a novas experiências e ter contato com novas tecnologias. "Para ser sincero, não sei nem o que esperar, visto que os Estados Unidos é um país de cultura e costumes bastante diferentes do nosso. No entanto, a minha vontade de fazer essa ponte entre a Washington University e a UFPI é maior, a qual possibilitará um intercâmbio de conhecimentos bastante significativo", ressalta o estudante.

O prof. Elson César Moraes (Dep. de Eng. Mecânica/UFPI) orienta o estudante Filipe Azevedo

Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPI, o Prof. Elson César Moraes relata que o recrutamento do estudante vai servir de estímulo para os demais graduandos, estimulando-os a se dedicar cada vez mais ao curso. "O Filipe sempre foi um estudante dedicado e a seleção realizada é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido desde os primeiros períodos", afirma o docente ao comentar que a equipe técnica da UFPI, em especial a Pró-Reitora de Ensino e Graduação Regina Ferraz, deram todo o suporte para que o estudante conseguisse viabilizar toda a documentação exigida pela CAPES.

Aluno da primeira turma do Curso de Engenharia Mecânica da UFPI, Filipe Miranda Azevedo será o primeiro aluno da Universidade Federal do Piauí a ser contemplado pelo programa, devendo seguir para a Washington University no dia 17 de janeiro de 2012. A graduação em Engenharia Mecânica surgiu no ano de 2009 e receberá, a partir do próximo ano, um total de 80 alunos, os quais serão divididos em dois períodos.

Saiba mais sobre o programa

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.