Hospital Universitário vai revolucionar a saúde no Piauí a partir de 2010

11/05/2009 19:46

Todos os dias, cerca de 400 homens trabalham para a realização de um dos maiores sonhos de quem faz parte da história da Universidade Federal do Piauí. Para a abertura do Hospital Universitário, a UFPI tem um aliado de peso. Reunido com o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, o governador Wellington Dias garantiu que vai trabalhar para a abertura integral do HU em 2010.

Nos próximos dias, o governador deverá ir a Brasília, quando se reunirá com o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e colocará em pauta a necessidade de concurso para 1111 profissionais que deverão trabalhar no hospital. "Os investimentos estavam parados devido à crise, mas vamos trabalhar para que assim que recomeçarem os novos investimentos, o HU esteja nas metas de prioridade do Governo Federal", disse Wellington Dias, ressaltando que também irá atuar junto aos Ministérios da Educação e da Saúde.

As obras para a conclusão do HU, que vai contar com 214 leitos, sendo 24 de UTI, já estão adiantadas e devem ser entregues até o início do próximo ano. O Hospital contará ainda com dez centros cirúrgicos, quatro salas de aula, laboratórios áudio-visual e auditório com capacidade de 150 pessoas. Entre os espaços mais adiantados na obra estão as duas alas que abrigarão os espaços destinados à hemodinâmica (conjunto de procedimentos médicos de intervenção na circulação sanguínea), clínica da mulher, área de coleta, pequenas cirurgias, endoscopia, centro cirúrgico e consultórios médicos e odontológicos.

Para a obra, estão sendo investidos R$ 13,6 milhões, oriundos de recursos do Ministério da Educação e de emendas de bancada de parlamentares piauienses. Além disso, o Ministério da Educação já garantiu os recursos na ordem de R$ 15 milhões destinados a compra de equipamentos. "O HU é uma realidade. Não é mais um sonho. Com o apoio do Governador do Estado e do Governo Federal vamos conseguir obedecer todos os prazos e inaugurar o hospital no próximo ano", disse Luiz Júnior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social