Reaproveitamento de resíduos sólidos é tema de mestrado na UFPI

30/08/2011 08:39

Mostrar práticas que viabilizem o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados pelas indústrias é tema de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O tema, pesquisado por Elaine Aparecida da Silva, resultou na dissertação de mestrado "Logística Reversa nas Indústrias Móveis, Plásticos e Pneus de Teresina-PI", sob orientação do Professor Dr. José Machado Moita Neto.

A logística reversa prevê reinserir materiais que seriam descartados na cadeia produtiva e/ou de negócios. Segundo Elaine, a prática seria o ideal para amenizar o gerenciamento inadequado dos resíduos que se constitui como um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Em Teresina, a logística reversa ainda é um sonho distante, pois as empresas não apresentam modelos voltados para a responsabilidade social que antecederia a aplicação desse sistema.

Em sua dissertação, Elaine Silva focou em três setores industriais cujos resíduos causam poluição: o moveleiro, plástico e pneu. No setor a pesquisadora constatou a falta de modelos voltados para a gestão da qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental com os móveis descartados. No setor de plásticos, a inexistência de um programa consolidado de coleta seletiva e a falta de uma legislação efetiva adia sobre a necessidade da logística reversa. Já no setor de pneus, mesmo havendo legislação ambiental específica, há um desequilíbrio nas logísticas aplicadas dentro do setor. Além de causar menor impacto ambiental com a redução da quantidade de matérias-primas retiradas da natureza, a logística reversa proporciona indiretamente o aumento da vida útil dos aterros sanitários adiando o descarte de produtos.

O mercado de produtos reciclados é uma das soluções encontradas para a reutilização dos resíduos em outras cadeias produtivas, caso não seja possível o reaproveitamento na indústria de origem. "Assim, o estabelecimento da logística reversa depende do incremento nas atividades de pesquisa e inovação tecnológica e da criação de um mercado para produtos reciclados", afirma Elaine Silva.

Para colocar em prática o modelo de logística reversa, a empresa precisa seguir alguns passos. O primeiro seria estruturar locais para o recebimento dos materiais, havendo a possibilidade de terceirizar esse serviço, caso a empresa não tenha estrutura física para ceder espaço. É importante, também, que as empresas façam pesquisa a fim de aprimorar o processo e gerar o mínimo de resíduos, contando com uma mão-de-obra qualificada para a sua realização. Além disso, a empresa precisa ter bons contatos para vender ou doar resíduos que não tenham interesse mercadológico. Para a pesquisadora, o acompanhamento profissional é de suma importância para obter resultados eficazes. "É importante deixar claro que as especificidades de cada empresa exigem um acompanhamento pontual de um profissional qualificado para o estabelecimento da logística reversa", sugere.

Para consolidar essa prática e torná-la um hábito, é preciso o envolvimento de todas as esferas da sociedade. Em um movimento cíclico, a sociedade exige do poder público, o poder público, por sua vez, exige das empresas e as empresas exigem que a sociedade cumpra o seu papel.