Reunião do NEPEM discute ações e atividades realizadas

29/08/2011 10:28

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero (NEPEM), coordenado pela Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, do Departamento de Enfermagem da UFPI, reuniu na última sexta-feira, 25, docentes, discentes e pesquisadores para o cadastramento de pesquisas e estudos realizados e fazer um balanço das atividades em andamento. O núcleo tem como objetivo promover estudos sobre relações sociais de gênero e mulher, com enfoque na realidade brasileira e em especial piauiense, contribuindo para o reconhecimento da cidadania e de igualitárias entre homens e mulheres. O NEPEM foi criado através da Resolução N° 80/96 de 12 de dezembro de 1996 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPI (Cepex).

Na reunião foram discutidos: o cadastramento de pesquisadores, docentes e discentes; estudos e pesquisas concluídos e em andamento, bem como, projetos de pesquisa e extensão; promoção com outros parceiros do II Seminário Saúde da Mulher no Ciclo Vital, com a inclusão de sub-temas relativos às questões de gênero e da violência contra a mulher. O seminário está previsto para ocorrer no período de 23 a 25 de Novembro de 2011, mesmo dia da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres: 20 de novembro a 10 de dezembro.

Foram pautas do encontro ainda: a instituição de um concurso para comunidade acadêmica para arte gráfica e comunicação visual para o Site do NEPEM; criação do site do NEPEM; atualização do Grupo de Pesquisa - NEPEM/UFPI no diretório dos grupos de pesquisa - CNPq e agendamento de reuniões mensais do núcleo.
"Esperamos que possamos com estas ações fortalecer e ampliar as ações do NEPEM/UFPI e assim contribuir para o crescimento da produção científica, bem como a utilização dos resultados destas investigações na solução dos problemas sócio-sanitários e culturais que atingem a nossa população", afirmou a coordenadora.

Segundo a professora Maria do Livramento, o encontro foi bastante participativo e contou com as seguintes presenças: Profª Drª Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino (coordenadora do Curso de Enfermagem), Profª MS. Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves (Vice-Presidente da ABENFO), Profª MS Elaine Ignácio (docente e pesquisadora do Curso de Arqueologia), Profª MS Olívia Dias de Araújo, Profas e Doutorandas: Fernanda de Jesus Pires e Elisiane Gomes Bonfim; Profas e Mestrandas do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI: Lívia Maria Mello Viana, Samara Dourado dos Santos Moraes, Ivanilda Sepulveda Gomes, Walquirya Maria Pimentel Santos Lopes, Walkiria de Carvalho Mendes, Marylane Viana da Silva, Prof. Enfº José Francisco Ribeiro (Enf. MEDER e Docente e Pesquisador da FACIME e CEUT), Acd. Enfermagem UFPI Vanessa Caminha Aguiar Lopes (Bolsista PIBIC/CNPq - 2011/2012).