UFPI abre seleção para Curso de Alemão

26/08/2011 16:16

A Universidade Federal do Piauí está selecionando candidatos para o Curso de Alemão, que irá iniciar ainda neste segundo semestre. O curso será ofertado em duas turmas de vinte vagas cada. As quarenta vagas serão para o nível I do referido curso, que será ministrado por um graduando bolsista de reconhecida competência acadêmica da área de Letras que tenha diploma em alemão ou experiência acadêmica em um dos países onde a língua alemã é a oficial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de setembro através do e-mail: assuntosinternacionais@ufpi.edu.br. Os interessados devem anexar o Histórico Escolar e a justificativa ao e-mail de inscrição. As aulas serão ministradas nas dependências do CCHL às segundas e quartas, de 18 às 20 (Turma 1) e sábado, de 8 às 12 (Turma 2).

O curso será supervisionado pela Professora Doutora Érica Rodrigues Fontes (Departamento de Letras, Professora Adjunta II de Língua Inglesa, com reconhecida experiência acadêmica em Língua Alemã adquirida na University of North Carolina at Chapel Hill). A carga horária do curso é 60 h/a.

O curso será realizado de setembro a dezembro de 2011 e seus principais objetivos são ampliar os benefícios à assistência estudantil prestados pela UFPI/PRAEC, capacitar o discente no domínio de uma segunda língua, para melhoria do desempenho acadêmico e de permanência no curso, e atender a ampliação de convênios internacionais e a inclusão social.

Além disso, este curso visa o desenvolvimento da competência comunicativa na língua alemã oral e escrita, o desenvolvimento das habilidades de leitura nesta língua, e a discussão de aspectos culturais dos países onde é falada.

Os critérios para a seleção são: ser aluno da UFPI, apresentar IRA (Índice de Rendimento Acadêmico, mínimo de 7,0) e um texto de uma página (digitalizada, em Word) justificando o interesse no curso.