RU garante permanência dos estudantes na UFPI com alimentação saudável

26/08/2011 09:47

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é um dos principais programas de permanência estudantil na instituição, oferecendo à comunidade acadêmica refeições saudáveis, balanceadas e a baixo custo. A atual administração da UFPI trabalha na perspectiva de, até início de 2012, implantar unidades de restaurante universitário em todos os seus campi.

Três campi da UFPI já contam com restaurante universitário: Ministro Petrônio Portela (Teresina), Profa. Cinobelina Elvas (Bom Jesus) e o campus de Parnaíba. Em setembro, o campus Senador Helvídio de Barros (Picos) contará com uma unidade do RU e, no começo do próximo ano, será o campus Dr. Amilcar Ferreira Sobral (Floriano). "Poucas instituições federais de ensino do Brasil oferecem unidades de Restaurantes Universitários em todos os campi, seguindo o mesmo padrão de qualidade", afirma a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professora Nadir Nogueira.

Ru em Parnaíba, diariamente são servidas 1500 refeições

A universidade subsidia 74% do custo da refeição, cujo valor médio é R$ 2,50, sem o custo da mão de obra e energia. O valor do "bandeijão" cobrado ao aluno é de R$ 0,80 e R$1,25 para os servidores (professores e técnicos administrativos). Outra ação importe é a isenção da alimentação, concedida a alunos em situação de vulnerabilidade social, via bolsa-alimentação oferecida pela PRAEC, aos estudantes das residências universitárias e dos Colégios Agrícolas desta IFES. Em 2010, esse programa beneficiou cerca de 550 alunos em todos os campi. "De todos os subsídios oferecidos pela UFPI a alimentação oferecida pela RU é o de maior alcance social", afirma Nadir Nogueira.

Diariamente, em Teresina, são produzidas no RU central, em média, 4.500 refeições, as quais são distribuídas nas unidades I (central); II (RU da biblioteca central) e III (Colégio Agrícola). Na unidade de Bom Jesus são produzidas, em média, 1.200 refeições diárias, e em Parnaíba, 1.500. Em 2010, os restaurantes da UFPI produziram cerca de 970 mil refeições.

Ru em Bom Jesus

Nos últimos anos, as unidades I e III do campus de Teresina, passaram por várias reformas para modernização e ampliação com o objetivo de melhor atender a comunidade acadêmica. Entre janeiro e maio de 2011, o número de refeições servidas aumentou em mais de 80 mil.

O RU, além de produzir alimentação saudável e segura, é campo de estágio curricular e extracurricular para os alunos do curso de Nutrição. Os estagiários participam da escolha do cardápio e acompanham a preparação das refeições, assegurando o cumprimento dos padrões exigidos pela vigilância sanitária. Preparando futuros nutricionistas para o mercado de trabalho, o RU se configura como um bom espaço de aprendizado. "No RU a gente consegue aprender bastante", confirma Joanne Lwouyse Silva Rodrigues, estagiária do RU.

Cardápio

O cardápio é feito com base no hábito alimentar da população e, acompanhado por uma equipe de nutricionistas, evitando repetições entre os dias da semana e proporcionando uma dieta rica em proteínas, fibras, carboidratos, minerais e vitaminas. A refeição, normalmente, é composta por arroz, feijão, salada crua ou cozida, carnes bovina, suína, peixe ou ave e uma fruta de sobremesa, tendo ainda ocasionalmente doces. "Nós trabalhamos para oferecer uma refeição de qualidade. Essa é a nossa missão", garante a coordenadora do RU, a nutricionista Jaudimar Vieira.

RU em Teresina

A gestão do RU também se preocupa com o consumo consciente e participa do Projeto "Água Pura", desenvolvido pela Agespisa. O óleo utilizado pelo Restaurante é recolhido quinzenalmente e convertido em crédito na conta de água dos servidores do setor de alimentação da Universidade. Além disso, evita trabalhar com utensílios descartáveis e reutiliza as redes dos sacos de verduras e frutas na forma de esfregão na área da limpeza.