Com quantas notas se forma um cidadão?

27/08/2011 08:21

Graças à parceria firmada entre a Universidade Federal do Piauí e o Instituto Cultural Santa Rita (mantenedora da Escola Música Para Todos) crianças e jovens têm a oportunidade de estudar música gratuitamente por meio do projeto Orquestra de Cordas e Coro Infanto-Juvenil UFPI Para Todos.

O Projeto nasceu a partir de um curso de extensão ministrado pelo professor do Departamento de Música da UFPI, Cássio Martins, aos alunos de Instrumento de Cordas Friccionadas do curso de Licenciatura em Música.

Funcionando há sete meses, o Projeto só se tornou viável por meio do apoio da UFPI, que disponibiliza cinco bolsas-especiais aos acadêmicos do curso de música da Federal que trabalham como monitores ministrando as aulas e do Instituto Santa Rita, que cede o espaço físico, instrumentos e material didático aos alunos.

A Orquestra de Cordas e Coro Infanto-Juvenil foi criada para atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. "O nosso objetivo não é tirar crianças da rua e sim evitar que elas fiquem nas ruas. Temos alunos de vários bairros de Teresina, declarou o diretor da escola Música Para Todos e parceiro no Projeto, Luís Sá.

Atualmente, o projeto atende mais de 80 alunos, com idade entre oito e dezoito anos, que recebem aulas de canto e aprendem a tocar instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. "Além de serem mais acessíveis aos alunos, esses instrumentos são os principais de uma orquestra filarmônica", explicou Cássio Martins. As aulas são ministradas aos sábados em dois turnos: manhã, para crianças e tarde, para jovens e adolescentes.

Oportunidade de aprender a tocar um instrumento, desenvolver um ofício e construir grandes apreciadores da música é apenas alguns dos propósitos do projeto. "A música disciplina, socializa, transforma o cidadão numa pessoa mais culta e inteligente. O projeto tem essa intenção", ressalta o professor Cássio Martins, que além de idealizador do Projeto, também exerce as funções de regente da Orquestra e do Coro e de supervisor dos monitores-bolsistas.

Apoiar projetos como esse gera notas fundamentais ao desenvolvimento de jovens cidadãos ao fomentar o incentivo à Docência, Reflexão, Militância, Família, Solidariedade, Labor e Sintonia.