Centro de Ciências Agrárias passa por reformas

24/08/2011 08:25

Com 33 anos de existência, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí recebeu novos prédios, laboratórios e salas de aula e está passando por reformas para melhorar ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão.

Na última terça-feira (23), o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, visitou as reformas que estão sendo executadas em diversas áreas do Centro. Há muito tempo, professores e alunos já ansiavam pela reforma.

O reitor passou por todas as áreas do CCA, acompanhado pelo prefeito universitário, Franciso Monteiro, e pelo professor de Anatomia Animal Willames Costa Neves. Antes da atual gestão, os prédios apresentavam rachaduras, os professores trabalhavam em condições precárias, não havia laboratórios para as aulas práticas dos alunos e muitos espaços eram subutilizados, sendo adaptados para funções específicas.

As obras mais recentes realizadas no CCA foram: pocilga, aviário, piscicultura, laboratórios, salas de aula para o Departamento de Planejamento de Políticas Agrárias (DPPA), construção do Núcleo de Plantas Medicinais (NUPLAN), passarela, apicultura, espaço integrado com salas e laboratório de Informática, prédio de Pesquisa para Clínicas de Grandes Animais e o prédio de Reprodução Animal.

Os setores que passaram por reformas e ampliação foram: Departamento de Zootecnia, de Fitotecnia, o  Núcleio de Estudo e Pesquisa de Processamento de Alimentos (NUEPPA), DPPA, Laboratório de Solos, de Fisiologia Animal, de Ciências Morfológicas, Restaurante Universitário, sete salas de aula, bloco da Administração, quadra de esportes, campo de futebol, Núcleo de Animais Silvestres, laboratório de Sanidade Animal, Patologia, iluminação de toda estrutura do CCA e vigilância.

"Nosso papel é buscar recursos do Governo Federal para a universidade e os pesquisadores devem buscar equipamentos, conseguir bolsas de pesquisa através de agências de fomento. Os indicadores na UFPI hoje provam que a política implantada é eficaz, em contrapartida com a elaboração de projetos", disse o reitor.

Segundo o coordenador do NUEPPA, Zeomar Nitão Diniz, estão sendo construídos no Núcleo dois laboratórios de carne e pescado, o setor de bromatologia, um espaço de processamento e um espaço para técnicos. "Toda essa melhoria quem tem sido feita vai dar condições de estudo e trabalho para os professores e alunos", disse o professor Willames Costa.

Na oportunidade, o reitor atendeu a pedidos dos professores do Centro, que solicitaram  mais alguns equipamentos para a melhoria do CCA.