Colação unificada diminui gastos dos alunos com a formatura

17/08/2011 15:55

A Colação de Grau é sem dúvida uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas, aguardada por estudantes, professores, toda a comunidade acadêmica e famílias. A solenidade é um evento de relevante significação na vida universitária. Entre seus diversos significados, reafirma-se a importância da formação universitária; no casos das universidades públicas, é uma oportunidade para a prestação de contas à sociedade, além de ser o momento em que se confere o grau acadêmico de bacharel ou licenciado aos formandos, representando um passo importante para aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

Tendo em vista a importância dessa solenidade, a Universidade Federal do Piauí passou a realizar, a partir deste semestre, todas as colações de grau dos formandos da instituição. Para a professora Guiomar Passos, docente do Curso de Serviço Social da UFPI, é de suma importância que a Instituição seja responsável pela solenidade de colação de grau: "O fato da UFPI assumir a cerimônia significa que o ato readquire a oficialidade que lhe era devida", afirma.

As colações de grau são divididas por centro, reunindo um maior número de alunos e professores, além de beneficiar todos os formandos com a realização do evento de forma gratuita, uma vez que as despesas das comemorações nem sempre podem ser custeadas pelos concludentes e seus familiares.

Para Déborah Valente, concludente do curso de Comunicação Social da UFPI neste semestre, a reabertura do Noé Mendes para os eventos da universidade foi bastante oportuna. "Fiquei surpresa com a nova estrutura do local, que, aliada à decoração cedida pela universidade, tornaram o ambiente um lugar apropriado para a realização das colações de grau", ressalta.

Solenidade de colação de grau do CCE

Para os pais de Déborah, a mudança também agradou, já que estes sentiram no bolso os reflexos da realização da solenidade por parte da UFPI. "Além da diminuição dos gastos com a locação de um espaço para a solenidade e de demais custos, também fiquei bastante satisfeito com a localização do espaço, que é de fácil acesso e proporciona uma boa visualização de tudo que está ocorrendo de qualquer lugar que você esteja sentado", salienta José Barroso, pai da recém-formada.

Alunos economizam em média R$ 400 pela solenidade

Segundo o cerimonialista da UFPI, Manoel Veras, a universidade licitou uma empresa, a qual é responsável pela decoração do local, além do fornecimento do suporte de pessoal. Aos alunos, cabe apenas o pagamento pelo aluguel das becas para uso próprio, bem como das que serão usadas pelos professores participantes.

"Os alunos não precisam se preocupar com nada, pois a equipe do cerimonial já disponibiliza recepcionistas, segurança, iluminação, sonorização e os canudos", enumera Manoel Veras. De acordo com ele, antes da inauguração do Noé Mendes, cada graduado gastava pelo menos R$ 400 com a realização da solenidade de colação de grau.

Familiares e amigos acompanham a cerimônia

Com o intuito de evitar imprevistos, a equipe de cerimonialistas da UFPI se preocupa também com os detalhes, tais como a realização de reuniões com as comissões de cada curso e a execução de ensaios gerais momentos antes do ato solene.

"Explicamos todos os procedimentos adotados pela instituição, a exemplo da necessidade de cada graduando ter concluído toda a grade curricular", relata Veras, ao comentar que a integralização da grade é indispensável para a participação no evento.

Um maior número de professores prestigia o evento

A solenidade de colação de grau do Centro de Ciências da Educação (CCE) deste semestre, realizada no dia 15 de agosto, foi presidida pelo Pró-reitor de Planejamento da UFPI, Arimatéia Lopes. Na oportunidade, o representante da instituição no evento ressaltou que a colação de grau unificada é um evento da universidade aberto a toda a comunidade acadêmica e à sociedade.

"Em outras universidades do país, a solenidade é feita de forma conjunta, contando com a presença de um maior número de professores e alunos. Além do mais, a diminuição da quantidade de solenidades proporciona ao reitor e demais pró-reitores a possibilidade de se fazerem presentes na maior parte dos eventos realizados", esclarece Arimatéia Lopes.

Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior presidiu a cerimônia
de Colação de Grau do Centro de Tecnologia no dia 23.08