Pesquisadores da UFPI participam de livro Panorama do Rádio no Brasil

17/08/2011 08:49

O livro Panorama do rádio no Brasil será lançado no dia 5 de setembro, em Recife (PE), durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A obra traça um inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país. Pesquisadores da UFPI foram responsáveis pelo mapeamento e diagnóstico da situação das rádios na região da grande Teresina e assinam o capítulo Panorama do rádio em Teresina.

No Piauí, a pesquisa ficou sob responsabilidade de pesquisadores do curso de Comunicação Social: Raquel Holanda, mestranda pela UFPE e egressa da UFPI, das graduandas em Comunicação Social, Tabata Magalhães e Nina Nunes e do professor Dr. Gustavo Said. "É uma espécie de diagnóstico da situação das rádios na região metropolitana de Teresina. Para que ela fosse realizada, foi feita uma pesquisa junto a instituições, como a Anatel, para identificação e relação das rádios", explica o docente.

A organização do livro é da professora mineira Nair Prata, a qual contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de norte a sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira. A obra, que mapeia 561 emissoras de todas as Regiões Metropolitanas, é um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O trabalho de pesquisa para a produção do livro durou cerca de um ano. A organizadora Naira Prata explica que o trabalho foi realizado por pessoas que estão inseridos na comunidade. "É importante destacar que são pesquisadores locais, a maioria deles professores universitários, que realizaram a investigação".

O livro será publicado pela Editora Insular e faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios.

Lançamento do livro Panorama do rádio no Brasil
Data: 5 de setembro (segunda-feira)
Local: Universidade Católica de Pernambuco - Recife