Cineclube volta com a programação em novo dia e horário

09/08/2011 09:39

O Cineclube Olho Mágico volta com sua programação, agora em novo dia e horário: às terças-feiras, 18h30.

Para este semestre, foram selecionadas obras de três grandes diretores: Alfred Hitchcock, François Truffaut e Stanley Kubrick.

Para abrir a programação, nesta terça-feira (9), será apresentado o documentário Stanley Kubrick - Imagens de Uma Vida, no Auditório da Adufpi. A entrada é franca.

Ficha técnica:

Título Original: Stanley Kubrick - A Life in Pictures
Gênero: documentário
Direção: Jan Harlan
Ano: 2001

Sinopse:

Este documentário é um tributo ao cineasta norte-americano Stanley Kubrick, narrado pelo ator Tom Cruise e dirigido por Jan Harlan, seu companheiro de trabalho em diversos filmes como O Iluminado, Barry Lyndon, De Olhos Bem Fechados e Nascido Para Matar. Após sua morte em março de 1999, aos 70 anos, amigos e colegas de trabalho falam de seus relacionamentos com o diretor que, embora preferisse viver sozinho, foi presença marcante na vida de diversas pessoas.

Ao todo, são cerca de 50 depoimentos de atores, roteiristas, diretores, produtores, equipe técnica em geral e familiares que falam sobre Kubrick. Depoimentos de grandes nomes como Steven Spilberg, Woody Allen e Sydney Pollock podem ser conferidos. O filme começa com um panorama da infância do diretor e seu precoce interesse pela fotografia, que o levou ao cinema. Todos os 16 filmes de sua carreira são abordados desde Fear and Desire, o primeiro, até De Olhos Bem Fechados, concluído poucos dias antes de sua morte.

Diversas cenas inéditas de filmes caseiros e making offs de seus filmes podem ser vistos neste documentário, como por exemplo, Kubrick ainda criança tocando piano em sua casa. Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida, fala também sobre os projetos idealizados pelo diretor mas que não foram concluídos, como Inteligência Artificial, que o próprio Kubrick pediu para Steven Spielberg dirigir.Além das entrevistas, os amantes da obra de Kubrick podem acompanhar toda a evolução do processo criativo do diretor, bem como informações sobre sua vida pessoal e a influência de suas experiências em seus filmes. (Fonte: http://rarosdaweb.wordpress.com/category/biografia/page/3/)