Professora do Mestrado em Comunicação da UFPI lança livro

09/08/2011 09:10

A professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, Profª. Doutora Maria das Graças Targino, lançou seu terceiro livro na série sobre revistas científicas, em parceria com o SENAC e CENGAGE.

O livro, intitulado "Acessibilidade e Visibilidade de Revistas Científicas Eletrônicas", foi produzido juntamente com a professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira.

A primeira parte do livro trata de como garantir acessibilidade da produção científica. O primeiro capítulo fala sobre acesso aberto e divisão entre ciência predominante e ciência periférica.

No capítulo dois, é apresentado um estudo nas áreas de ciências da comunicação e ciência da informação, como motivação para publicar em revistas científicas.

No terceiro capítulo, é destacada a percepção sobre acesso e visibilidade dos repositórios digitais e das revistas eletrônicas.

A abordagem da segunda parte do livro é de como promover e medir maior disseminação e visibilidade da produção científica.

O capítulo quatro trata dos indicadores web e sua aplicação à produção científica disponibilizada em revistas eletrônicas.

No capítulo seguinte, é feita uma crítica epistemológica à cobertura de bases de dados e à construção de indicadores, apresentando limites e potencialidades da avaliação científica.

No capítulo seis, é explicado como usar - e se beneficiar - do formato RSS [Realy Simple Syndication] para disseminação de informações em revistas científicas eletrônicas

E no último capítulo é feito um estudo em ciências da comunicação, abordando métricas alternativas de avaliação do impacto e do uso de revistas eletrônicas.