UFPI reabre Espaço Cultural Noé Mendes

08/08/2011 07:51

Após uma grande reforma, o Espaço Cultural Noé Mendes foi ampliado e urbanizado para melhor atender a comunidade acadêmica da UFPI. A sua entrega ocorreu na última sexta-feira, 5, contando com a presença do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, professores, servidores e alunos.

A obra contemplou a construção de novas dependências, sendo quatro banheiros adaptados para portadores de deficiência, dois camarins climatizados, palco, mais quatro salas climatizadas e piso de granito- os quais significaram um aumento de 200 m² na área do antigo centro.

Arquibancada do Espaço tem capacidade para 1.147 lugares

A arquibancada recebeu 1.147 assentos individuais e cobertura, sistema de áudio com equipamento composto de seis caixas de som e mesa para oito canais. O investimento para a realização da reforma e ampliação ultrapassou a soma de R$ 1,5 milhão.

"É com muita satisfação que entrego esse espaço, o qual será otimizado em benefício dos alunos e professores da UFPI. Antes o centro cultural era precário e inadequado. Contudo, a reforma o tornou num espaço completo e com maior funcionalidade", explica Luiz Júnior.

O espaço servirá como um reforço para a realização de atividades culturais e artísticas realizadas pela Universidade Federal do Piauí, fomentando esse tipo de atividade entre seu corpo docente e discente.

"Queremos provocar os artistas para que estes venham se apresentar no espaço", enfatiza o reitor Luiz Júnior ao comentar que a comunidade acadêmica precisa criar o hábito de prestigiar as apresentações feitas pelos membros da instituição como um todo. Na oportunidade, o Coral da UFPI apresentou-se para a platéia presente durante a inauguração do espaço.

Coral da UFPI faz apresentação na reabertura do Espaço Noé Mendes

Local será destinado somente para eventos da UFPI

Anteriormente à reforma, o local, eventualmente, era cedido para a realização de festas e outros tipos de eventos particulares. No entanto, a experiência não demonstrou-se positiva para a instituição, já que a estrutura do espaço, não raramente, era danificada pelos frequentadores.

"Assim, entendemos que abrir o espaço para eventos não ligados à universidade são prejudiciais ao patrimônio público, sendo que daqui por diante as realizações culturais e artísticas estarão ligadas diretamente à UFPI", esclarece o reitor. As colações de grau, por exemplo, passam a ser realizadas no local.

Servidores e professores participaram da reabertura

Auditório para 5 mil pessoas

Em decorrência do grande número de eventos que vem acontecendo na UFPI, levando em conta o seu caráter imprescindível para o desenvolvimento da tríade pesquisa, ensino e graduação, o reitor Luiz Júnior está trabalhando em mais um empreendimento: um auditório com capacidade para 5 mil pessoas.

Isto porque, devido ao porte da instituição, esta necessita ter em sua estrutura física um ambiente que comporte um maior número de convidados.

"Outras universidades públicas já possuem esse tipo de espaço e a UFPI não pode ficar de fora", argumenta o reitor ao comentar que antes do término de sua gestão, que dura até o próximo ano, deve deixar pelo menos o projeto do auditório pronto. "Caso eu não possa empreender mais essa obra, que pelo menos ela fique no ponto para que a próxima gestão assim o faça", concluiu.